Vasco vai bem no ataque, mas defesa se torna mais vulnerável no segundo turno

Quinta-feira, 25/09/2014 - 08:46
comentário(s)

A tabela de artilheiros do Vasco na Série B põe Douglas no topo da lista, com seis gols, todos ou de cobrança direta de falta ou de pênalti. Depois, um atacante, Kleber, e dois zagueiros, Douglas Silva e Rodrigo, têm quatro gols na competição. Os defensores marcaram quatro vezes - duas cada um - nos últimos jogos do Vasco e até garantiram uma vitória, justamente a última fora de casa, contra o América-MG, em Belo Horizonte. Mas na função primordial deles - a de defender - as dificuldades aumentam rodada a rodada. Em apenas seis jogos do returno, o time sofreu 41% de todos os gols dos 19 jogos do primeiro turno.

O técnico Joel Santana antecipou que Rodrigo retorna ao time na partida desta sexta-feira contra o Joinville, o líder da competição. Luan, que formou com Rodrigo a melhor zaga do estadual carioca, não vive boa fase e volta para a reserva. No primeiro gol sofrido no Maranhão, ele estava mal colocado e permitiu a cabeçada de Edgard. No Castelão, na noite da última terça, o Vasco levou mais dois gols no empate com o Sampaio. São sete gols sofridos em seis jogos no segundo turno - média de 1,16 por partida. Na primeira metade do campeonato, o time, então dirigido por Adilson Batista, sofreu 17 gols - cinco no último jogo contra o Avaí, no dia do pedido de demissão do ex-treinador vascaíno - em 19 jogos, com média de 0,89 gol sofrido por jogo.

Com a preocupação de acertar a defesa antes de qualquer coisa - como disse nas suas primeiras coletivas de imprensa -, Joel evita criticar ou lamentar os erros do setor. Para ele, o time não está vulnerável e os últimos gols foram mais por azar do que por incompetência da defesa.

- Levamos um gol de bola parada, que não era para ter levado, mas sabíamos que era o forte deles (Sampaio). No final, o bandeira deu uma falta na beira do campo, uma falta naquela altura do acontecimento, colocaram um grandão dentro da área, nós reforçamos a defesa, mas numa tirada de bola, o cara deu muita sorte e a bola bateu no joelho do Guiñazu, aí desviou do goleiro. O atacante que estava no meio dos dois zagueiros marcou. São coisas do futebol - diz Joel.

O treinador citou alguns problemas do Vasco desde que assumiu, como erros de arbitragem, e disse que vai manter Douglas Silva e Rodrigo no time titular.

- Acho que a equipe está consistente. Vou voltar Rodrigo, com o Douglas Silva. Não dá para mexer muito, não tem tempo - afirma o treinador do Vasco.

Fonte: GloboEsporte.com