Confira os detalhes do treino do Vasco na manhã desta 5ª-feira em São Januário

Quinta-feira, 11/09/2014 - 12:06
comentário(s)

Joel Santana teve sua segunda chance de comandar um treino com os titulares do Vasco. Deu prioridade à defesa, no início, e depois ao ataque. Primeiro, bateu um papo com os atletas por cerca de 15 minutos no círculo central do gramado de São Januário. Deixou o aviso: assim que começasse a atividade tática as câmeras precisariam ser desligadas. Distribuiu coletes, fez mudanças.

Pedro Ken volta de suspensão e ficou no lugar de John Cley, titular na vitória por 2 a 0 sobre o Luverdense, na terça-feira. Optou, inicialmente, por Thalles na vaga de Kleber, suspenso. E conta com Martín Silva depois de o goleiro ser convocado para defender o Uruguai em amistosos - Jordi foi titular na sua estreia.

O treinador se posicionou bem na meia-lua. Dali conseguia ver de frente a defesa. Orientou bastante. Pediu a Maxi Rodríguez, pelo lado direito, para se posicionar entre o zagueiro adversário e o volante. Douglas ficou mais centralizado, com Thalles fechando pela esquerda. Gritava: “Diminui, diminui”, “Pega, pega”, “Não tem problema” e “Boa!”

Em um passe errado de Rodrigo na defesa, a bola, por sorte, sobrou nas mãos de Martín Silva. Joel pediu: “Vem logo”. O treinador queria uma reposição rápida. Focou bastante na saída da defesa para o ataque. Então resolveu mexer. Tirou Thalles e colocou Edmilson, sacou Pedro Ken e escalou Aranda. Em certo momento se empolgou: “Que beleza! Vou até trocar”, referindo-se à troca de lado e inversão de ataque e defesa.

“Fica do jeito que está, depois troco de novo”, avisou. Pausa para hidratação e em seguida teste no ataque. Os titulares voltaram para a segunda parte com a mesma escalação, mas com a função agora de atacar. O comandante passou a ficar no círculo central. Parou. Chamou Fabrício para uma conversa, falou com Pedro Ken, neste momento entre os reservas. Deu seguimento. Mandou o ataque pressionar a saída do adversário. Até que Aranda roubou a bola e finalizou. Joel gostou: “Isso! Por que correr 80 metros se podemos pegar a bola dos caras?” Queria também que a recomposição defensiva fosse rápida: “Vou contar até dez e quero todo mundo aqui”.

Em seguida, Joel voltou com a formação inicial, com Pedro Ken e Thalles no time. Após um recuo na fogueira de Pedro Ken pediu que invertesse com Douglas, que recuou mais. A cada erro, pediu para o atleta fazer flexão. Fabrício então arriscou um chute do meio de campo e argumentou que o goleiro Jordi estava adiantado. Joel não caiu na conversa e pediu para o volante fazer o exercício.

Entre muito papo sério e algumas brincadeiras, o time titular escalado por Joel Santana começou com Martín Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Lorran; Fabrício, Guiñazu, Pedro Ken, Douglas e Maxi Rodríguez; Thalles. Depois, mudou: Martín Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Lorran; Fabrício, Guiñazu, Aranda, Douglas e Maxi Rodríguez; Edmilson. Jordi foi testado no gol quando os reservas passaram a ser atacados.

O Vasco pega o Atlético-GO, sábado, às 16h10, no Mané Garrincha, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Fonte: GloboEsporte.com