Juniores: Campeonato Brasileiro Sub-20 pode ser disputado em pontos corridos a partir de 2015

Quinta-feira, 28/08/2014 - 03:28
comentário(s)

Foi discutida em uma reunião entre os coordenadores da base dos clubes, na segunda-feira em Belo Horizonte, a possibilidade da criação de um Campeonato Brasileiro Sub-20 em pontos corridos. A competição teria 19 rodadas, com os times da Série A se enfrentando entre si em turno único entre abril e agosto de 2015.

A competição é uma demanda antiga dos clubes. Foi cogitada a possibilidade de integrar o torneio ao segundo turno do Campeonato Brasileiro, mas a ideia foi descartada. Para preservar os gramados onde é disputada a Série A, a CBF não permite preliminares nas rodadas do Brasileirão.

Ainda não há nada de concreto, mas se o Brasileiro Sub-20 se concretizar, a Taça BH de Juniores passaria a ser sub-17, assim como o Brasileiro Sub-20 realizado no Rio Grande do Sul no final do ano, mas como se trata apenas de uma possibilidade, não houve a negociação com as federações.

Caso se confirme o Brasileiro Sub-20, seria uma possibilidade para os clubes darem mais rodagem aos seus jogadores em partidas contra adversários que disputam a Série A. O que, em tese, é positivo para a formação dos jogadores, que precisariam mostrar qualidade contra adversários mais qualificados e teriam mais tempo para isso do que numa final de Estadual ou em um confronto de mata-mata de uma Copa São Paulo.

Atualmente, o Brasileiro Sub-20 é disputado no fim do ano no Rio Grande do Sul, em fase de grupos, e depois em confrontos eliminatórios. O Internacional é o atual campeão.

Fonte: Blog Na Base da Bola - GloboEsporte.com