Vasco inaugurou o novo espaço do Centro de Memória em São Januário

Domingo, 17/08/2014 - 19:13
comentário(s)

Um dos maiores acervos históricos de um clube de futebol do Brasil agora tem um novo lugar para se abrigar. No último sábado (16/08), em São Januário, o Club de Regatas Vasco da Gama inaugurou o novo espaço do seu Centro de Memória. Localizado ao lado do novo departamento jurídico, abaixo da Megaloja, o local foi construído graças a uma parceria realizada entre a vice-presidência de engenharia e a Ambev, patrocinadora que contribuiu para a execução de outras obras na Colina.

- Estou muito feliz por mais essa obra que estamos inaugurando. Foi um obra que durou seies meses em parceria com a Ambev, a quem agradeço pelo apoio que nos deu. O João Ernesto, o Ricardo e o Walmer, assim também como toda equipe do Centro de Memória, estão de parabéns pelo trabalho que realizam. É um espaço muito bacana. O vascaíno vai poder conhecer a história do clube de uma maneira diferente. Nossa história está guardada agora num local especial e adequado. Tenho certeza que esse lugar ficará eternizado no coração de cada torcedor - disse Manuel Santos, vice-presidente de Engenharia & Obras.

O evento contou com a participação de torcedores e diversos dirigentes cruz-maltinos, dentre eles o presidente Roberto Dinamite. Considerado o maior ídolo do Gigante de São Januário, o eterno camisa 10 se mostrou satisfeito com o resultado final do investimento. Em seu discurso, o mandatário rasgou elogios para toda equipe do Centro de Memória e exaltou a história vascaína, que agora está armazenada num lugar à sua altura.

- O espaço nos ajudará a resgatar aquilo que é mais importante dentro do Vasco: a sua história. Não falo apenas no meu período, mas da história numa maneira geral. Queremos recuperar tudo que mostre a importância do clube, que é uma grande potência. É um motivo de muito orgulho. A história está na vida de todos nós. Tivemos grandes ídolos, grandes presidentes, grandes torcedores e grandes momentos. Esses agora serão mostrados para todos. Para mim é um motivo de muito orgulho participar dessa inauguração. A equipe do Centro de Memória está de parabéns. Isso que fica, pois a história do clube ninguém vai apagar - declarou o presidente vascaíno.

Vice-presidente de Relações Especializadas, João Ernesto é um dos grandes responsáveis pelo funcionamento do local, hoje uma referência em termos de acervo histórico sobre o futebol. Ao falar sobre a inauguração do novo Centro de Memória, o também diretor do local não escondeu a emoção. Além de citar seu falecido avô, com quem aprendeu a ser vascaíno, João agradeceu ao presidente Roberto Dinamite pela confiança e leu para os presentes trechos de um carta, escrita nos moldes da famosa "Resposta Histórica".

- Foi um dia de muita alegria para todos nós. Foi um dia de muito orgulho, pois inauguramos as novas dependências do Centro de Memória do Vasco. Mais do que uma simples inauguração, é a realização de um sonho, a implementação de um espaço digno para a nossa maior glória, que é a nossa história. Todo o nosso acervo materializa a nossa paixão, que é o Vasco da Gama. Eu nada mais sou do que um agente transformador do sonho de todos os vascaínos. Esse sonho, que agora é uma realidade, tem um diferencial. Todo o nosso acervo está sendo digitalizado para ficar em breve à disposição de todos no nosso site oficial. Lá todos poderão tirar dúvidas sobre a história do Vasco. O vascaíno tem que ter orgulho desse espaço. Esse é o templo da história do nosso clube. Viva ao Vasco - afirmou João Ernesto.

Coordenador-geral do Centro de Memória, o historiador Ricardo Pinto dos Santos revelou que o Gigante da Colina possui o maior acervo histórico digitalizado de um clube de futebol no Brasil. Segundo o também professor de história, o Centro de Memória do Vasco é hoje referência no cenário nacional.

- É uma grande data e que deve ser muito comemorada pela comunidade vascaína. O Centro de Memória eleva ao Vasco a uma condição de topo no Brasil. Por qual motivo isso acontece? Ocorre porque hoje nós temos disponíveis para consulta mais de 40 mil páginas de documentos. Isso é um diferencial na história do futebol brasileiro. O Club de Regatas Vasco da Gama pode se orgulhar de ter o maior acervo histórico digitalizado do Brasil. Todos que querem saber sobre a história do clube podem acessar esse acervo tranquilamente. O nosso Centro de Memória hoje é um exemplo no Brasil, pois trata da melhor maneira possível a história de um clube importante, como é o Vasco - lembrou o professor Ricardo Pinto.

O torcedor que for a São Januário para conhecer o novo local dificilmente não encontrará Walmer Peres. O profissional é considerado por João Ernesto o grande coração do Centro de Memória cruz-maltino. Emocionado, o historiador discorreu um pouco sobre a importância do mesmo para o Club de Regatas Vasco da Gama.

- A minha emoção é dupla, pois sou vascaíno e historiador. O nosso trabalho aqui é fundamental para o Club de Regatas Vasco da Gama. Tratamos diretamento com o que é mais importante para o clube, ou seja, com a sua história. Aqui nós digitalizamos e conservamos o acervo. Com a inauguração das novas instalações, estamos iniciando um novo marco da história do clube. O torcedor tem agora um espaço digno para ter acesso a história do Vasco - falou o historiador Walmer.



Fonte: Site oficial do Vasco