Oposição tenta impedir prorrogação do mandato de Dinamite e recadastramento de sócios

Quarta-feira, 13/08/2014 - 08:15
comentário(s)

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, anunciou na última terça-feira que o clube pretende fazer o recadastramento de seu quadro associativo com o objetivo de tornar as eleições – marcadas para 11 de novembro – mais limpas. E mesmo com negociações em curso e já com um prazo sobre o processo, o Cruzmaltino ainda não sabe se o projeto será possível. Tudo porque diante do mandatário, mais uma vez, está Eurico Miranda.

Articulado com outro grupo de oposição à atual diretoria, o polêmico ex-dirigente e atual presidente do Conselho de Beneméritos do clube de São Januário tenta evitar tal recadastramento. E mais que isso: tenta também evitar que o mandato de Dinamite, que se encerra no próximo dia 19, seja prorrogado até as eleições.

A tática de Eurico Miranda é "derrubar" o inimigo na votação do Conselho Deliberativo na noite desta quarta, nomear dois interventores ligados aos grupos citados de oposição e evitar um recadastramento, que significaria uma derrota política para o ex-presidente.

A primeira convocação para o pleito está marcada para às 20h e, a segunda, para às 20h30. É esperada uma presença recorde de conselheiros que definirão o futuro da gestão do clube nos próximos três meses.

O Conselho Deliberativo do Vasco é formado por 300 membros, sendo 150 natos (beneméritos), 120 eleitos pela atual gestão e mais 30 da chapa que ficou em segundo lugar na eleição passada.

Além da prorrogação do mandato de Roberto Dinamite, serão definidas as permanências ou não dos conselheiros atuais e dos presidentes dos poderes do clube (menos o do Conselho de Beneméritos, presidido por Eurico Miranda e que tem eleição própria).

Mesmo que Dinamite continue, a promessa de muitos conselheiros é a de impor uma série de restrições ao mandatário, como a de não assinar nenhum contrato longo.

O atual presidente corre contra o tempo para evitar uma possível manobra política de seus adversários.

"Não posso falar sobre atitude dos outros, no que eles viriam a fazer. Mas não creio nisso. As pessoas precisam pensar em um Vasco melhor, em uma eleição mais limpa. Não vejo motivos para não fazer o recadastramento, que é um desejo de tantos anos. Além disso, sou presidente até o dia 19. Acredito que até lá já teremos contratado uma empresa para fazer isso e o processo estará andando. Eles não podem querer parar isso", disse Roberto Dinamite.

Até polícia é chamada

O clima é tão tenso para a reunião desta quarta que o clube solicitou até mesmo o reforço das polícias civil e militar para a sede náutica, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Em nota na noite de terça-feira, o Vasco ainda ratificou a presença de um efetivo particular de segurança reforçado na parte interna e um sistema especial de identificação dos conselheiros, que não poderão entrar com acompanhantes.

Fonte: UOL