Juniores: Fisiologista e preparador físico falam do trabalho para a disputa da Taça BH

Segunda-feira, 11/08/2014 - 15:51
comentário(s)

Completou um mês na última sexta-feira (08/08) a preparação do elenco sub-20 do Vasco da Gama para a Taça Belo Horizonte. Atual campeão, o Gigante da Colina quer voltar a fazer bonito no torneio nacional. Para evitar problemas ao longo do campeonato, o Departamento de Fisiologia, em parceria com o preparador físico André Portella, traçaram uma linha de trabalho cujo objetivo é o de fortalecer fisicamente os jogadores do elenco, evitando assim um número alto de lesões.

Os resultados obtidos não poderiam ter sido melhores. Segundo dados fornecidos pela comissão técnica da equipe júnior, cerca de 95% dos atletas do grupo apresentaram uma evolução física satisfatória. De acordo com o fisiologista Luiz Fernando, o ponto alto da preparação foi a entegra dos jogadores. Todos demonstraram comprometimento, conseguiram obter ganhos fisícos e aproveitaram ao máximo a estrutura oferecida pelo Centro de Treinamento de Itaguaí.

- Não colocaria um ou outro como destaque, eu colocaria o grupo todo com maior destaque nessas baterias de testes, tanto quem ficou acima da média ou quem não conseguiu o resultado imediato, mas quem conseguiu recuperar e alcançar os níveis dentro do padrão do futebol. Estão todos de parabéns pelo empenho demonstrado durante os treinamentos até agora - disse Luiz Fernando.

Os dados obtidos com o levantamento serão importantes para que as valências físicas de cada atleta sejam conhecidas, fazendo assim com que a preparação física prepare um trabalho especifico para cada um deles. O objetivo do trabalho, segundo o preparador físico André Portella, é o de fazer os jogadores chegarem ao ápice físico, algo que ajudará também no desenvolvimento da parte técnica.

- Nosso trabalho está sendo feito visando as próximas três competições. Temos a Taça BH, a OPG e o Campeonato Brasileiro. Ainda temos uma quarta que é a Copa São Paulo. A importância dessa intertemporada, que para nós é uma pré-temporada, é muito grande. No ano passado, quando conquistamos a Taça BH, tivemos uma preparação muito parecida. As férias foram importantes para equalizar o grupo na parte física. O que é equalizar? Colocar todo mundo no mesmo patamar. Nosso time estava numa batida muito grande e apresentou problemas na parte física no final do primeiro semestre. Estavámos com um déficit de preparação. Tivemos que repor atletas, repor a física e tivemos dificuldade. Agora será diferente - afirmou André Portella.

O Vasco estreia na Taça Belo Horizonte no próximo dia 16 de agosto. O adversário será o América Mineiro, equipe que o cruz-maltino superou nas quartas de finais da edição passada. Palmeirense (MG) e Sport (PE) serão os outros rivais vascaínos na primeira fase. O Gigante da Colina busca o tetracampeonato, já que também levantou a taça nos anos de 1991 e 1992.



Fonte: Site oficial do Vasco