Evander vem se destacando na disputa da Copa das Nações pela Seleção Sub-17

Quarta-feira, 06/08/2014 - 10:46
comentário(s)

Autor de quatro gols nos dois primeiros jogos, o atacante Evander, 16 anos, é a figura de maior destaque na Seleção Brasileira que participa da Copa de Nações Sub-16 e chega à fase de mata-mata nesta quarta-feira. O torneio tem transmissão ao vivo do Terra e um jogo que gera expectativa para as 14h (de Brasília): o México, dono da casa, decide um lugar com o Brasil.

Para avançar à semifinal, a Seleção conta justamente com os gols de Evander, que também devem ser fundamentais para o projeto maior de 2015 com esses garotos nascidos em 1998 e 1999. No próximo ano, o Brasil disputa o Sul-Americano Sub-17 e também tenta uma vaga no Mundial da categoria. O torneio realizado no México tem caráter preparatório, mas tem sido positivo para um jogador em especial.

Autor de dois gols contra Costa Rica e outros dois contra a Coreia do Sul, Evander marcou quatro vezes, sendo três em cobranças de falta. Não é uma novidade para o atacante vascaíno de 16 anos.

No título mais importante de sua carreira pelo Vasco, ele anotou quase do meio-campo na decisão da Taça Guanabara diante do Flamengo. Depois, se sagrou campeão carioca.

A história de Evander no Vasco é antiga. Ele chegou ao clube em 2007: inicialmente era de uma escolinha, depois passou pelo futsal e enfim chegou ao futebol de campo. Os jogadores nascidos em 1998, campeões cariocas, geram bastante expectativa. Além do talentoso atacante cobrador de faltas, os vascaínos apostam muito nos meio-campistas Matheus Pet e Andrey, também selecionáveis.

Na disputa pela artilharia do Carioca Sub-17 já em seu primeiro ano de juvenil, Evander é nome provável também para o Sul-Americano do próximo ano. Os jogadores de sua geração e a comissão técnica que defenderão o Brasil têm o desafio de mudar a imagem ruim deixada no Sul-Americano Sub-15 de 2013, na Bolívia.

Na ocasião, a Seleção Brasileira realizou uma campanha bastante ruim e acabou eliminada ainda na primeira fase da competição. O único momento de brilho foi uma vitória por 3 a 0 sobre a Venezuela, com todos os gols marcados justamente por Evander.

Com alguns desfalques por opção do treinador Cláudio Caçapa, como o meia corintiano Matheus Pereira e o atacante cruzeirense Marcelo, Evander é realmente a esperança do time brasileiro nesta quarta-feira. Em especial, se houver uma cobrança de falta nos arredores do campo ofensivo.

Fonte: Terra