Decisão sobre adiamento ou não das eleições do Vasco deve ser tomada nesta 2ª-feira

Domingo, 03/08/2014 - 07:01
comentário(s)

Aguardado para a última sexta-feira, o julgamento do agravo que pode adiar novamente a eleição do Vasco foi transferido para esta segunda, de acordo com o advogado do Cruzmaltino Marcello Macedo, em rápido contato com o UOL Esporte. O novo desembargador que tomará conta do caso não teve tempo hábil para definir a questão antes do fim de semana.

Anteriormente, o jurista Paulo Mauricio Pereira é quem havia sido nomeado para analisar a situação em segunda instância, porém, o mesmo, por ter sido conselheiro eleito por Roberto Dinamite e por estar apoiando a candidatura de Roberto Monteiro, da chapa "Identidade Vasco", deu entrada para se declarar impedido de participar do julgamento do caso.

Uma ação de advogados do Cruzmaltino e da chapa "Sempre Vasco", do candidato Julio Brant, havia conseguido adiar o pleito inicialmente para novembro. Entretanto, uma liminar da juíza Ana Lúcia Vieira do Carmo, na 19ª Vara Cível, garantiu o retorno do pleito para 6 de agosto.

Por conta do imbróglio, a última quinta e sexta-feira foram de presença maciça dos representantes dos grupos políticos vascaínos no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Por parte do Vasco e de Júlio Brant, há um otimismo de que a eleição seja novamente adiada. Já as chapas de Eurico Miranda e Roberto Monteiro garantem que não contam com esta possibilidade e se preparam para o pleito já nesta quarta-feira.

Caso tem duas teses

O movimento pelo adiamento da eleição aconteceu através da interpretação do presidente da Assembléia Geral do Vasco, Olavo Monteiro de Carvalho, que entendeu que a data do pleito só poderia ser marcada após dois meses da publicação da lista de elegíveis. No seu entender, a partir do momento em que o candidato da "Vira Vasco", Nelson Rocha, efetuou o pedido de impugnação de nomes no dia 17 de julho, o clube, estatutariamente, já não poderia mais realizar a votação em agosto.

Já as chapas de Eurico Miranda e Roberto Monteiro entendem que a ata definitiva válida para o processo de impugnação é aquela publicada no dia 26 de maio, quando a reunião da Junta Deliberativa definiu as eleições para 6 de agosto.

Fonte: UOL