Basquete Base: Vasco vence Fluminense fora de casa de virada e segue líder do Estadual Mirim

Terça-feira, 29/07/2014 - 10:57
comentário(s)

Jogar na casa de um grande rival nunca é fácil, e não seria dessa vez. Mesmo sendo o líder do Estadual, o Vasco teve grandes dificuldades em enfrentar a boa equipe do Fluminense (3ª colocada), nas Laranjeiras. Prevaleceu a camisa, e em uma belíssima virada, o Vasco conseguiu sair vitorioso com o placar de 44 a 38.

O Jogo

O Vasco fez um péssimo primeiro tempo de partida. Errava no ataque, não se acertava na defesa. O Fluminense tinha total domínio do jogo, tanto é que venceu com facilidade os dois primeiros quartos de jogo: 14 a 4 e 8 a 3, totalizando 22 a 7 no placar.

Tenha cobertura completa do basquete do Vasco também no Facebook e/ou pelo Twitter.

Apenas 7 pontos marcados em 20 minutos de jogo, muito pouco para a líder da competição. Nem quando tudo parecia dar certo, a bola não caía. Os lances livres pareciam que eram arremessados do meio da quadra, porque o aproveitamento na jogada era quase nulo. Mas era o líder do campeonato, que a partir do momento que se acertasse, poderia mudar o rumo da partida.

E mudou, o treinador David Gaglianone conseguiu arrumar sua equipe, que voltou do intervalo jogando da maneira que o torcedor vascaíno estava acostumado a ver. Em um terceiro quarto que teve o armador Thiaguinho inspirado, o Vasco venceu com autoridade pelo placar de 15 a 9, diminuindo a diferença de 15 para 9 pontos a favor do Fluminense: 31 a 22.

O último quarto o Vasco voltou mais do que arrasador. O que dava errado, começou a dar certo, e o Fluminense começou a entrar em desespero. Pelo lado vascaíno, foi a vez da estrela do ala Gabriel brilhar, com 11 pontos no último período do jogo, o atleta ajudou o Vasco a vencer o quarto por 22 a 7, e se antes o Vasco perdia por 9 pontos de diferença, conseguiu uma belíssima vitória por 6 pontos de vantagem: 44 a 38.

Situação no campeonato: O Vasco segue na liderança isolada da competição, com 10 vitórias e 1 derrota, mesmos números do Flamengo, porém o desempate, que é o confronto direto, o time de São Januário leva a vantagem, já que venceu o Urubu por 45 a 42 em São Januário, quando se enfrentaram. O próximo duelo do Vasco é contra o Tijuca, 6º colocado na tabela de classificação, no próximo sábado, fora de casa.

A palavra do treinador David Gaglianone

A vitória suada teve seu lado positivo e negativo. E em conversa exclusiva com o blog CRVG – Em Todos os Esportes, após o triunfo sobre o Fluminense, o técnico da equipe mirim, David Gaglianone, falou sobre esses aspectos:

- O nosso time tem qualidade, porém não conseguimos entrar na partida desde o início do jogo, o que foi o nosso maior erro. Fizemos 7 pontos no primeiro tempo, sendo 4 no primeiro quarto e 3 no segundo. A reação mostrou a qualidade que nosso time tem, que era para ter sido apresentada desde o início do jogo. Graças a Deus a gente conseguiu reverter o resultado, defendemos forte, atacamos com mais paciência, mais qualidade, e conseguimos a vitória.

David também ressaltou que a vitória foi contra um concorrente direto no Estadual, já que uma derrota poderia não só custar a primeira colocação para o Flamengo, mas também a própria segunda posição para o Fluminense.

- A gente não ganhou de qualquer equipe. Vencemos do Fluminense que tem muita qualidade, tem 3 meninos que estão acima da média da categoria, jogam até em uma categoria acima no Fluminense. A vitória foi importante por isso, falei para os meninos no vestiário: é um confronto direto, estamos brigando por posições.

Confira os jogadores do Vasco relacionados para a partida: 4. Caio Veríssimo (5 pontos), 5. Gabriel (14 pontos), 6. João Pedro (5 pontos), 7. Danielzinho (3 pontos), 8. Gustavo Martins, 9. Ramon (2 pontos), 10. Thiaguinho (16 pontos), 11. Filipe Zaphiro, 12. Ian Batal, 13. Ricardo Gutman, 14. Gustavo Najaime, 15. Igor

Jogos do Vasco no Campeonato Estadual de Basquetebol Mirim:

1ª fase

Turno:

23/03 – Vasco da Gama 111 x 19 Central (local: São Januário)
30/03 – Vasco da Gama 51 x 31 Fluminense (local: São Januário)
27/04 – Vasco da Gama 62 x 36 Tijuca (local: São Januário)
18/05 – Vasco da Gama 45 x 42 Flamengo (local: São Januário)
21/05 – Municipal 16 x 67 Vasco da Gama (local: Club Municipal)
27/05 – ABIG/Jequiá 52 x 46 Vasco da Gama (local: Jequiá Iate Clube)
01/06 – Vasco da Gama 72 x 35 Botafogo (local: São Januário)
14/06 – ABEQT 19 x 89 Vasco da Gama (local: Clube Comary, em Teresópolis)

Returno:

Central 0 x 20 Vasco da Gama (vitória por desistência)
27/07 – Vasco da Gama 108 x 15 ABEQT (local: São Januário)
28/07 – Fluminense 38 x 44 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
02/08 – 14h – Tijuca x Vasco da Gama (local: Tijuca T.C.)



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes