Basquete: Francisco Vilanova e Mauro Ribeiro comemoram título do Torneio Carioca

Segunda-feira, 28/07/2014 - 20:41
comentário(s)

Campeão do Campeonato Brasileiro (2000 e 2001), da Liga Sul-Americana (1999 e 2000) e do Campeonato Mundial organizado pela Federação Internacional de Basquetebol no ano de 1999, o Vasco é um dos clubes mais tradicionais do basquete brasileiro. Apesar disso, o Gigante da Colina ficou um longo período sem disputar competições na categoria adulta. Nesta temporada, depois de sete anos (último time havia sido formado em 2007), o cruz-maltino resolveu montar um time para participar do Torneio Carioca.

O resultado não poderia ter sido melhor. Sob comando do treinador Christiano Pereira, que está no clube há 26 anos, o grupo vascaíno venceu todas as partidas e conquistou na última semana, após uma grande vitória sobre o Macaé, o título da segunda competição mais importante do Rio de Janeiro. O título coroou o projeto elaborado pelo diretor Francisco Vilanova em parceria com coordenador Mauro Ribeiro.

- Pensei nesse projeto desde que assumi. Muita gente achava que não tinha condição de fazer, muita gente era contra, mas insisti. Neste ano resolvemos levar o mesmo para frente. Conversei para o presidente e ele ficou na dúvida por conta das dificuldades financeiras. Conversamos com toda a comissão técnica e acabamos colocando tudo para frente. Contratamos alguns jogadores. No início, eles estavam preocupados com a situação financeira, mas explicamos o projeto e eles aceitaram. Esses jogadores possuem uma identificação grande com o Vasco. Ocorreu uma união muito grande entre a comissão e os atletas, incluindo também os familiares. A união foi perfeita e fortaleceu ainda mais nosso trabalho - afirmou Vilanova.

No que depender da direção, o projeto de recuperação do basquete cruz-maltino não irá parar por aqui. A ideia dos homens fortes da modalidade é a de arrumar um patrocínio e formar um time para a disputa do Campeonato Carioca, torneio que será realizado no segundo semestre. Atender a um desejo da torcida, que a pediu a entrada do time na NBB (Novo Basquete Brasil), também é um dos objetivos de Francisco Vilanova.

- Estamos buscando parceiros para montar um time capaz de disputar o Campeonato Carioca. Se a gente não conseguir, não iremos nos desesperar. Tenho certeza que vamos voltar novamente ao topo. A prova disso é a mídia que temos hoje em cima do basquete do Vasco. Toda a imprensa está repercutindo nosso título, assim também como a torcida. Dirigentes de outros clubes me ligaram pedindo a continuidade do nosso projeto. Para entrar na NBB é necessário disputar o Estadual e uma etapa da Copa do Brasil antes, mas acredito que o Vasco, por ser multicampeão, seria convidado pela organização. Isso se tiver um time com condições de disputar - revelou o diretor.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de um duelo contra o Flamengo, atual campeão nacional, Francisco Vilanova relembrou o passado vitorioso do Gigante da Colina diante do rubro-negro. O dirigente do almirante também fez questão de responder as recentes declarações de Oscar. Em entrevista ao Sportv, o ex-jogador declarou que "o Vasco deveria pagar as pessoas, coisa que não fez no passado" antes de montar um time de basquete.

- O Vasco é bicampeão sul-americano. Se o Flamengo está onde está é por conta do Vasco. Nós que iniciamos isso tudo. O Flamengo continuou, mas sempre esteve abaixo da gente. O Flamengo nunca ganhou da gente. Fomos superiores a eles em todos os jogos. O Oscar disse que o Vasco tinha que se preocupar em pagar os jogadores que estava devendo. O Vasco não deve jogador nenhum. Ele tem que se preocupar que nunca ganhou do Vasco numa decisão. Isso que ele tem que ter vergonha. Ele tem que cuidar da vida dele, não falar do Club de Regatas Vasco da Gama. Ele nunca foi vitorioso. Todas as decisões que disputou com a gente, ele perrdeu. O Vasco sempre foi campeão em cima do Flamengo em seu apogeu. Vamos voltar novamente - disse Vilanova.



Fonte: Site oficial do Vasco