Basquete: De virada, Vasco vence Macaé no 1º jogo da final do Torneio Carioca e fica a 1 vitória do título: 58 a 49

Segunda-feira, 21/07/2014 - 20:34
comentário(s)

Com ou sem emoção? O Vasco preferiu com muita emoção decidir o primeiro jogo da série melhor de três, pela final do Torneio Carioca de Basquetebol. No ginásio do Tênis Clube de Macaé (conhecido como “Juquinha”), contra a Associação Macaé de Basquete, o Almirante alcançou uma virada épica no último quarto de jogo e está a uma vitória da conquista do campeonato.

O Jogo

O Vasco iniciou a partida com o quinteto: Ricardinho, Marcellus, Bernardo, Jones e Diego. Muito mal no primeiro tempo de jogo (dois períodos), o time de São Januário talvez tenha feito a sua pior apresentação nessa primeira parte do jogo. Sendo completamente dominado, errando praticamente tudo que tentava, o Vasco só fez meros 9 pontos no primeiro quarto e pífios 5 pontos no segundo, sofrendo 14 e 10 respectivamente do Macaé, que fechou o primeiro tempo vencendo pelo pequeno placar de 24 a 14.

No terceiro quarto de jogo parecia que a história continuaria a mesma. Um pouco melhor no jogo, o Vasco tentava buscar a reação, mas esbarrava também em uma noite de sorte da equipe do Macaé, que, ao contrário dos dois primeiros duelos entre as equipes, arriscava muito mais e tinha bastante precisão nos arremessos. Prova disso que no último segundo do período um jogador da equipe alvianil chutou do meio da quadra e acertou o cesto, dando um balde de água fria no time e na torcida vascaína. O terceiro quarto foi encerrado com a grande vantagem macaense no placar, que assinalava 43 a 29.

Eram 14 pontos de diferença, e o Vasco precisava de uma verdadeira virada épica para conseguir evitar sua primeira derrota na competição. Com muita calma e com seus jogadores mais experientes em quadra, o Gigante da Colina ia conseguindo diminuir ponto a ponto a larga vantagem macaense. E a equipe Cruzmaltina começou a fazer o que não conseguira durante toda a partida, chegou a marcar 12 pontos sem sofrer nenhum, encostando no placar e deixando os jogadores do Macaé nervosos e a torcida adversária calada. O Vasco marcou somente no primeiro minuto de jogo no último período o que marcou em todo o segundo quarto, por exemplo: cinco pontos, através de um arremesso de três pontos de Marcellus certeiro e uma bandeja tranquila do ala-pivô Pietro.

E quando Bruninho empatou o duelo em 45 a 45 e Diego Conceição virou o jogo com dois pontos e mais um de lance livre de bonificação convertido (50 a 47), ninguém seguraria mais o Vasco. As bolas que o Macaé acertou durante todo o jogo não caiam mais, e as jogadas que o Vasco errou durante todo o duelo saíam com perfeição. Após a virada atrás de Diego, Assis marcou duas belas bandejas consecutivas, ampliando o placar para 54 a 47, faltando dois minutos para o fim do jogo. A partir daí, o Macaé forçava as faltas para levar o Vasco à linha de lance livre, enquanto tentava sem êxito arremessos de três pontos para tirar a vantagem vascaína. Marcellus e Diego Conceição converteram os lances livres que selaram o placar do jogo e “fecharam o caixão”macaense. Com a incrível reação no último período de jogo, no qual o Almirante venceu por 29 a 06 e iniciou perdendo por 43 a 29, tendo perdido nas parciais das três primeiras parciais (14 x 9, 10 x 5 e 19 x 15).

Ao final de jogo, foi puxado o grito de Casaca junto aos torcedores vascaínos que incentivaram e empurram a equipe a mais essa belíssima vitória.

Situação no campeonato: Com mais essa vitória, o Vasco está a apenas mais uma de conquistar o título do Torneio Carioca de Basquetebol e de maneira invicta. O 2º jogo acontecerá nesta quarta-feira, no ginásio do Club Municipal, na Tijuca, às 20 horas. A entrada será franca e é esperado o ginásio lotado. Caso o Macaé vença, será realizado o 3º jogo, na sexta-feira, também no Municipal, às 20 horas.

Jogadores relacionados para a partida: 4. Matheus Rios, 5. Assis (8 pontos), 6. Renato “Mãozão”, 7. Douglas Motta , 8. Marcelo Maia “Magal”, 9. Ricardinho (4 pontos), 10. Pietro (5 pontos), 11. Marcellus (13 pontos), 12. Bernardo (2 pontos), 13. Jones (2 pontos), 14. Diego Conceição (17 pontos) e 15. Bruno Langsdorff “Bruninho” (7 pontos).

Confira os jogos do Vasco no Torneio Carioca de Basquetebol Adulto 2014:

1ª fase

26/05 – Botafogo 61 x 90 Vasco da Gama – Local: General Severiano
30/05 – Vasco da Gama 97 x 36 UFRJ – Local: São Januário
04/06 – ABIG/Jequiá 67 x 71 Vasco da Gama – Local: Jequiá Iate Clube
24/06 – UFRJ 52 x 114 Vasco da Gama – Local: Club Municipal
27/06 – Vasco da Gama 100 x 49 Botafogo – Local: Club Municipal
30/06 – Vasco da Gama 93 x 53 ABIG/Jequiá – Local: Club Municipal
06/07 – Vasco da Gama 73 x 61 Associação Macaé de Basquete – Local: Club Municipal
09/07 – Associação Macaé de Basquete 55 x 70 Vasco da Gama – Local: Tênis Clube de Macaé

Semifinal

14/07 – Vasco da Gama 90 x 62 ABIG/Jequiá – Local: Club Municipal
17/07 – ABIG/Jequiá 63 x 92 Vasco da Gama – Local: Jequiá Iate Clube

Final

21/07 – Associação Macaé de Basquete 49 x 58 Vasco da Gama – Local: Tênis Clube de Macaé
23/07 – 20h: Vasco da Gama x Associação Macaé de Basquete – Local: Club Municipal
25/07 (se necessário) – 20h: Vasco da Gama x Associação Macaé de Basquete – Local: Club Municipal



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes