Após queda de avião, jogadores do Shaktar, entre eles Alex Teixeira, se recusam a voltar para a Ucrânia

Domingo, 20/07/2014 - 15:38
comentário(s)

Quatro jogadores brasileiros e um argentino do Shaktar Donetsk se recusaram a voltar para a Ucrânia por causa da tensão política que toma conta da região após a queda de um avião com 298 pessoas a bordo. Alex Teixeira, Fred, Douglas Costa e Dentinho, além de Facundo Ferreyra, não se apresentaram ao clube depois do amistoso contra o Lyon, na França, no último sábado. O clube, que também tem o atacante Bernard em seu elenco, optou por não se manifestar.

— Não vamos nos pronunciar — se limitou a dizer Sergei Palkin, diretor executivo do clube.

Na quinta-feira, um Boeing 777, da Malaysia Airlines caiu na região de Donetsk, que é controlada por separatistas pró-Rússia. O governo dos Estados Unidos afirmam que a aeronave foi abatida por um míssil.

FEDERAÇÃO MANTÉM CAMPEONATO

Os jogadores do Shaktar não foram os únicos a tomarem esta decisão. ​O meia argentino Sebastián Blanco, do Metalist Jarkov, também não regressou ao país.

— Depois da queda do avião, não tenho intenções de voltar à Ucrânia. A situação é anormal. Decidi ficar em Buenos Aires — confessou o jogador.

​Diante da recusa dos jogadores, a Federação Ucraniana de Futebol se negou a adiar o início do campeonato nacional por causa da instabilidade política. Em comunicado, a entidade confirmou que o torneio começará na próxima sexta-feira, dia 25.

— O país inteiro chora a tragédia. É terrível. Mas isso não vai influenciar o início do campeonato. Insistimos que o futebol tem que se separar da política — disse o porta-voz da federação, Pavel Ternovoi.

Antes da competição, o Shaktar joga pela Supercopa da Ucrânia contra o Dínamo de Kiev na terça-feira.

Fonte: O Globo Online