Morre o escritor vascaíno João Ubaldo Ribeiro

Sexta-feira, 18/07/2014 - 08:32
comentário(s)

Morreu de madrugada desta sexta-feira (18), em casa, no Leblon, Zona Sul do Rio, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos. Como mostrou o Bom Dia Rio, ele teve uma embolia pulmonar. João Ubaldo era casado e tinha quatro filhos. O corpo dele será velado a partir das 10h na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. Ainda não há informações se o velório será aberto ao público ou restrito aos familiares e amigos.

O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.

João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o melhor autor e melhor romance do ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro".

Fonte: G1


João Ubaldo: 'Eu sou vascaíno desde muito pequeno, da época do Expresso da Vitória'

Em julho de 2012, João Ubaldo Ribeiro deu a seguinte declaração para o site oficial do Vasco: "Eu sou vascaíno desde muito pequeno, da época do Expresso da Vitória, quando jogava Ademir Menezes, que eu era muito fã. É histórico, sou Vasco desde a primeira metade do século passado".




Fonte: NETVASCO (texto), Site oficial do Vasco (foto)