Público baixo na Arena Pantanal gera prejuízo à empresa e lucro ao Vasco

Quarta-feira, 16/07/2014 - 09:37
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Virou praxe no futebol brasileiro a "venda" de jogos que tenham relativo apelo nas novas arenas construídas para o Mundial. Ao ver de perto o sucesso da empreitada na estreia da Copa do Brasil, contra o Resende, em Manaus, quando não teve acesso à renda por ser visitante, o Vasco resolveu apostar no modelo no retorno da equipe à Série B, nessa terça-feira, frente ao Santa Cruz. Fechou acordo a R$ 400 mil com uma empresa do ramo musical de Cuiabá, mas o público de 5.274 pagantes frustrou as expectativas e gerou prejuízo aos investidores.

Diante do cenário inesperado, a renda divulgada foi de pouco mais de R$ 262 mil e ainda devem ser subtraídas as taxas das federações envolvidas, além de gastos operacionais inerentes a cada partida. No contrato, não foi estabelecido de quem seria a responsabilidade pelo repasse às entidades, mas horas antes de a bola rolar saiu um acordo para que a empresa pagasse os 5% para a federação mato-grossense e 10% do total para a carioca - que também recebe R$ 20 mil do quadro móvel pelo fato de o clube cruz-maltino ter tirado o evento do estado de origem.

Foram comercializados antecipadamente somente cerca de quatro mil ingressos, o que chamou a atenção das partes, que acreditavam que saudade da torcida após 45 dias sem ver o time jogar e a estreia de Kleber Gladiador seriam suficientes para garantir 15 mil pessoas na Arena Pantanal. Com bilhetes a R$ 60 e R$ 70, isso poderia oferecer mais de R$ 600 mil de renda - considerando, em conta aproximada, a alta quantidade de meia-entradas. Espaços em outdoors pela capital foram adquiridos para divulgar a presença do atacante. Não funcionou.

Segundo informações, o Vasco recebeu R$ 200 mil de forma adiantado e o restante seria depositado posteriormente. Caso isso seja cumprido, o clube ficará no lucro mesmo com a decepção nas arquibancadas. O técnico Adilson Batista fez questão de mostrar contrariedade com a baixa presença, emendando a menção em uma resposta sobre a qualidade do estádio.

- Eu sei que o torcedor está chateado com a nossa seleção, mas temos que entender e voltar aos nossos clubes, campeonatos, apoiar e ajudar mais - afirmou, na coletiva após a vitória por 4 a 1.

Nem mesmo o horário geralmente complicado das 21h50m pode ser usado como argumento, porque em Cuiabá o relógio está uma hora atrasado devido à posição do estado.

Com o fim da punição do STJD, o Cruz-Maltino não deve vender seus jogos novamente tão cedo. Já neste sábado, São Januário será o palco contra o América-RN e deve receber bom público. Na cidade, o Maracanã também é opção para abrigar mais do que 25 mil torcedores.

Fonte: GloboEsporte.com