Jogadores de Alemanha e Argentina autografaram obra de artista suíço em São Januário

Terça-feira, 15/07/2014 - 08:37
comentário(s)

Os finalistas da Copa do Mundo no Brasil em 2014 tiveram a honra de passar por São Januário antes de disputarem a partida decisiva no Maracanã, no último domingo (14/07). Alemanha e Argentina fizeram um duelo épico no 'maior estádio do mundo' e fizeram com que o Mundial no Brasil ficasse ainda mais marcado como um dos melhores em toda a história. O jogo foi muito disputado e terminou em 0 a 0 no tempo normal. No final da prorrogação, os europeus marcaram um gol com Mario Götze e conquistaram o tetracampeonato.

Dia 12, na véspera da decisão, argentinos e alemães ficaram encantados com a Colina Histórica. Além de Bastian Schweinsteiger e Joaquim Löw, que admiraram por alguns minutos a sala de troféus do Vasco, os argentinos também foram muitos gentis. O técnico Alejandro Sabella agradeceu a hospitalidade do Vasco e disse que estava muito feliz em pisar no gramado de um dos estádios mais importantes do futebol mundial.

Apesar de toda a segurança, hospitalidade e carinho, um outro fato marcou demais a estadia das duas seleções em São Januário: A presença de Dave, um dos mais reconhecidos artistas suiços no mundo.

Desde 1998, na Copa do Mundo na França, Dave começou a fazer uma série de obras conhecidas como 'Obras da vitória', que simbolizam a importância do futebol na vida e no crescimento das pessoas. Como tradição, os finalistas do Mundial autografam a obra e deixam suas marcas eternamente na história. A Obra de Dave é conhecida principalmente por misturar diferentes efeitos e imagens, juntamente com diferentes pinturas em relevo, que só podem ser observadas por determinados ângulos.

- Eu comecei a realizar esse trabalho no primeiro dia de outubro em Salvador. Fizemos em um estúdio. Demorou um pouco, mas foi muito interessante porque eu consegui fazer uma escultura em que se você olha de um ângulo, observa uma bola, se olha de outro, vê um bebê, e ainda conseguimos visualizar o Cristo, se andar mais um pouco pela obra. É muito interessante essas diferentes dimensões - disse ao site oficial do Vasco.

Em 2014, a FIFA decidiu apoiar oficialmente o trabalho de Dave. E o Vasco da Gama teve a oportunidade de receber todos os jogadores e técnicos das equipes para autografarem a obra do artista suiço. A ação ocorreu na quadra externa do Estádio de São Januário.

- É muito bom estar aqui no Estádio do Vasco participando desse momento maior do futebol - destacou o artista suiço.

Depois de criadas, as obras de Dave são leiloadas e a maioria do dinheiro arrecadado é doado para instituições que cuidam de crianças carentes em países em desenvolvimento.



Fonte: Site oficial do Vasco (texto, fotos), Fusionism.com (fotos)