Basquete: Vasco vence o Jequiá no 1º jogo da semifinal do Torneio Carioca: 90 a 62

Segunda-feira, 14/07/2014 - 22:25
comentário(s)

O Vasco derrotou o Jequiá por 90 a 62 na noite desta 2ª-feira (14/07) no Club Municipal, na Tijuca, no 1º jogo das semifinais do Torneio Carioca. As duas equipes voltam a se enfrentar na 5ª-feira (17/07), às 20h, no Jequiá, na Ilha do Governador, e uma nova vitória classifica o Gigante da Colina para a decisão contra Botafogo ou Macaé. Em caso de vitória do Jequiá, uma 3ª partida, com mando do Vasco e ainda sem data definida, será realizada.

Parciais:

1º quarto: Vasco 24 x 12 Jequiá (no quarto, Vasco 24 x 12)
2º quarto: Vasco 47 x 26 Jequiá (no quarto, Vasco 23 x 14)
3º quarto: Vasco 78 x 43 Jequiá (no quarto, Vasco 31 x 17)
4º quarto: Vasco 90 x 62 Jequiá (no quarto, Vasco 12 x 19)

Principais pontuadores:

Bernardo - 17 pts
Marcellus - 15 pts
Diego Conceição - 14 pts

Fonte: NETVASCO


Basquete: Vasco vence o Jequiá novamente e sai na frente pela semifinal do Cariocão: 90 a 62

O Jogo

O Vasco começou muito bem a partida, com muita tranquilidade, o que foi essencial para se manter na frente do marcador do primeiro ao último segundo do jogo, sem sofrer muitas ameaças. Começando a partida com o quinteto titular: Ricardinho, Bernardo, Jones, Diego Conceição e Marcellus, o Vasco fez um bom primeiro quarto, no qual o venceu por 24 a 12. Uma jogada de destaque nessa primeira parte do jogo foi uma linda ponte aérea, em que Marcellus deu o passe e com a bola no ar, Diego Conceição fez uma bela enterrada. Essa jogada vem sendo marca registrada dos dois atletas, o que mostra a grande qualidade de ambos.

O segundo quarto se manteve no mesmo ritmo, o Vasco bastante tranquilo no jogo contra um Jequiá aguerrido, que tinha alguns bons momentos, mas não o suficiente para assustar a equipe muito bem armada do Gigante da Colina. Esse período do jogo marcou o importante retorno do armador Bruno Langsdorff, o Bruninho, que havia sofrido um estiramento na coxa grau 2, e ficou afastado da equipe por quase 2 meses e agora reforçará o time nos playoffs. Com Bruninho em quadra, o time de São Januário fez mais 23 pontos contra 14 do Jequiá e fechou o primeiro tempo com o placar de 47 a 26.

O terceiro período foi o melhor do Vasco no jogo, que deslanchou no placar e alcançou a marca de 31 pontos marcados só nesta etapa da partida, sofrendo apenas 17 do Jequiá. O conjunto vascaíno se mostrava cada vez mais forte, sem um grande destaque individual, mas sim o coletivo, organizado e objetivo e que praticamente assegurou a vitória vascaína. O placar marcava 78 a 43 a favor do Almirante.

E ao contrário do terceiro, o quarto período foi o pior do Vasco no jogo, apesar de inúmeros erros de arbitragem contra o Cruzmaltino, o que inclusive culminou na exclusão do armador Bruninho da partida, em um lance de falta clara para o Vasco, não marcada pela arbitragem, o que revoltou o atleta, inconformado, foi reclamar e o árbitro o tirou do jogo. Porém, o time realmente não rendeu bem em quadra e acabou sendo derrotado por 19 a 12, mas garantiu a excelente vitória por 90 a 62.

Situação no campeonato: O segundo jogo, da série melhor de três desta semifinal, acontecerá na quinta-feira, às 20 horas no Jequiá Iate Clube, na Ilha do Governador. Caso vença, o Vasco estará garantido na final da competição e aguardará o vencedor da outra semi, que está sendo disputada entre Macaé e Botafogo. O Macaé também venceu nesta noite pelo placar de 80 a 70, jogando em casa. O próximo duelo será na quarta-feira, às 20 horas, em General Severiano.

Jogadores do Vasco relacionados para a partida: 4. Igor Viana, 5. Assis (10 pontos), 6. Renato Mãozão (6 pontos), 7. Douglas, 8. Maicon, 9. Ricardinho (12 pontos), 10. Marcelo “Magal” (2 pontos), 11. Marcellus (15 pontos), 12. Bernardo (17 pontos, o cestinha da partida), 13. Jones (7 pontos), 14. Diego Conceição (14 pontos) e 15. Bruninho (4 pontos).

Confira os jogos do Vasco no Torneio Carioca de Basquetebol Adulto 2014:

1ª fase:

26/05 – Botafogo 61 x 90 Vasco da Gama – Local: General Severiano
30/05 – Vasco da Gama 97 x 36 UFRJ – Local: São Januário
04/06 – ABIG/Jequiá 67 x 71 Vasco da Gama – Local: Jequiá Iate Clube
24/06 – UFRJ 52 x 114 Vasco da Gama – Local: Club Municipal
27/06 – Vasco da Gama 100 x 49 Botafogo – Local: Club Municipal
30/06 – Vasco da Gama 93 x 53 ABIG/Jequiá – Local: Club Municipal
06/07 – Vasco da Gama 73 x 61 Associação Macaé de Basquete – Local: Club Municipal
09/07 – Associação Macaé de Basquete 55 x 70 Vasco da Gama – Local: Tênis Clube de Macaé

Semifinal

14/07 – Vasco da Gama 90 x 62 ABIG/Jequiá – Local: Club Municipal
17/07 – 20h: ABIG/Jequiá x Vasco da Gama – Local: Jequiá Iate Clube
A definir (se necessário) – Vasco da Gama x ABIG/Jequiá – Local: Club Municipal



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes


Vasco domina Jequiá e está a uma vitória da final no Basquete

Cestinha do dia, Bernardo anotou 17 pontos- Fotos: Rener Pinheiro - Vasco.com.br

No primeiro jogo da semifinal do Torneio Carioca de Basquete, o Vasco venceu o Abig/Jequiá por 90 a 62, no ginásio do Club Municipal, na Tijuca, e abriu a série melhor de três em 1 a 0. Invicto na competição, o Gigante da Colina dominou o placar desde o primeiro quarto e conseguiu uma vitória sem sustos. Bernardo foi o cestinha da partida, com 17 pontos anotados.

O primeiro quarto foi bom para o time de São Januário, que conseguiu, apesar de ter sofrido os primeiros pontos da partida, soube se portar e fechar a conta em 24 a 12. Destaque para Ricardinho, que comandou a equipe nos primeiros dez minutos e para a belíssima enterrada de Diego. O ritmo continuou no segundo quarto.O ala Bernardo começou a se destacar nesse período e foi fundamental para a conquista da vantagem. O técnico Christiano Pereira cobrou muito da equipe à beira da quadra, que acabou o primeiro tempo vencendo por 47 a 26.

Mais tranquilo com a vantagem, o terceiro quarto foi marcado por algumas polêmicas da arbitragem, como algumas inversões de faltas e isso desestabilizou o time vascaíno. Após sofrer falta não marcada, o armador Bruninho, que voltava de contusão e vinha fazendo uma boa partida, foi expulso por reclamação. Mesmo com a ausência do camisa 15, o Vasco fez o seu melhor período e conseguiu abrir uma vantagem de 78 a 43, sob a batuta de Bernardo e Marcellus, autor de 15 pontos.

-Tivemos bons lampejos durante o jogo, mas a equipe precisa melhorar a postura dentro de quadra. Perdemos o último quarto por causa de foco, porque nos preocupamos muito com a arbitragem. Vamos corrigir isso essa semana para entrar com uma cabeça melhor no segundo jogo - disse o Christiano, em entrevista exclusiva após o jogo.

No fim do jogo, o Vasco relaxou e, como disse o treinador, acabou perdendo o quarto período por 19 a 12. Mesmo assim, a equipe cruz-maltina venceu a partida por convincentes 90 a 62 e precisa apenas de mais uma vitória no segundo jogo para garantir a classificação para a final. Cestinha da partida, Bernardo confia em novo triunfo e vaga antecipada já na quinta-feira (17).

- Nós percebemos que quando apertamos mais a marcação, conseguimos abrir a vantagem para administrar depois. A expectativa é ganhar o próximo jogo e vir focado para corrigir os erros para não dar chance para o time deles - destacou o camisa 12, que teve aproveitamento de 7-10 nos arremessos de quadra.

Com a bela vitória, os Gigantes da Colina estão a um passo da finalíssima do Carioca. Do outro lado da chave, Botafogo e Macaé duelam por vaga na decisão. O próximo desafio do Vasco é na quinta-feira (17), dessa vez com o mando do Jequiá. Em caso de vitória do adversário, um terceiro e decisivo jogo decidirá a semifinal.



Fonte: Site oficial do Vasco