Lista de eleitores deixa de fora vários sócios adimplentes e polícia é acionada

Segunda-feira, 07/07/2014 - 20:58
comentário(s)

A divulgação da lista de sócios aptos a votar, na tarde desta segunda-feira, aumentou ainda mais a confusão no processo eleitoral do Vasco. Pelo menos dois grupos políticos estiveram em São Januário para checar os 13.293 nomes e acusaram, num primeiro momento, a falta de centenas de pessoas que estariam adimplentes e são oposição ao retorno de Eurico Miranda ao poder. Em contrapartida, todos os mais de três mil que aderiram juntos em março e abril de 2013 com supostos benefícios, em caso chamado de "mensalão", constam na relação oficial.

O vice-presidente geral, Antônio Peralta, divulgou uma nota no site do Vasco em que confirma a liberação da lista por restar exatamente 30 dias corridos para a data do pleito, cumprindo o estatuto. Ao mesmo tempo, o corpo jurídico recebeu uma intimação, praticamente no mesmo horário, no estádio, sobre a liminar obtida pela chapa Vira Vasco, que exige o repasse das fichas completas dos elegíveis e também dos eleitores. A diretoria tem até 48 horas para fazê-lo e, caso haja impugnação, automaticamente o pleito será adiado por, no mínimo, 60 dias.

A discussão sobre a ausência de sócios já chegou à polícia. O delegado Maurício Leonardo, que investiga a acusação de prática ilegal, foi procurado e solicitou que algumas pessoas que tenham sido excluídas de forma injusta deponham nos próximos dias para agregar oa processo.

- Já fui informado dessa situação. Estou esperando que haja comprovação do erro. Mas é o presidente do clube, que, primeiramente, tem que tomar uma providência. É necessário que intervenha, e eles se acertem dentro do próprio estatuto também - afirmou o delegado.

As pessoas envolvidas no "mensalão" já estão sendo convocadas, mas há certa resistência pelo temor de serem indiciados por fraude, mesmo com as mensalidades pagas. Dois destes homens, por exemplo, são Nelson Damieri e Fábio Pereira, publicamente torcedores do Flamengo que se tornaram sócios do Vasco nesta leva. O primeiro, em declaração à reportagem do GloboEsporte.com em outubro, sequer sabia do fato. Ambos constam na lista de eleitores.

De acordo com Leonardo Gonçalves, do movimento Cruzada Vascaína, Peralta havia lhe assegurado, na frente de outros conselheiros, que seguiria o parecer da comissão de sindicância, e os nomes relacionados à prática seriam deixados de lado. O dirigente, porém, alegou que enquanto não houver conclusão do inquérito, não vê razão para agir desta forma.

- Sobre este dito mensaão, temos que esperar a conclusão da investigação. Hoje não tem condições de tirar ninguém. Estão na lista de pagantes, então estão aptos a votar. E se nessa lista qualquer sócio que esteja em dia ficou fora, pode ser um erro na base de dados. É uma empresa que nos presta serviços. Há tempo para impugnar, como foi feito com os elegíveis. A lista final só sai dez dias antes da eleição - esclareceu Peralta.

Fonte: GloboEsporte.com


Vasco divulga lista de eleitores, gera polêmica e é notificado pela Justiça

A polêmica eleição do Vasco, que acontecerá dia 6 de agosto, continua dando o que falar. Nesta segunda-feira, o clube divulgou a lista dos sócios que estão aptos a votar, informando que a mesma está disponível na secretaria. No mesmo dia, porém, o Cruzmaltino foi notificado judicialmente pelo grupo político "Vira Vasco", do candidato Nelson Rocha, e agora tem até 48 horas para fornecer à chapa dados mais abrangentes destes eleitores, como telefone e email, já que, até o momento, somente os nomes deles foram divulgados.

A decisão havia saído na última quinta-feira e foi motivada por uma possível "falta de transparência" na condução dos fatos.

"Está se repetindo o que se fazia antigamente, de não dar transparência. Teria que, democraticamente, ser disponibilizada a lista com as informações dos eleitores aos candidatos, para se que se possa apresentar as propostas diretamente a eles. O que foi feito (de divulgar somente o nome do sócio apto) e nada, é a mesma coisa", disse ao UOL Esporte Nelson Rocha.

Além da polêmica judicial, causou bastante turbulência também o fato de, segundo alguns membros de chapas, nomes de "mensaleiros" estarem nesta lista, enquanto outros, de "ficha limpa", terem sido excluídos.

O termo "mensalão" foi associado ao episódio ocorrido em abril do ano passado, quando mais de três mil pessoas teriam ingressado no quadro de sócios supostamente tendo sido financiadas por candidatos. Os principais acusados são o ex-presidente do clube e atual presidente do conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, da chapa "Volta Vasco! Volta Eurico!", e Roberto Monteiro, da "Identidade Vasco".

A Polícia Civil está investigando o caso e colhendo informações e depoimentos com os envolvidos no caso, fato que ainda pode causar uma reviravolta no pleito.

Responsável por divulgar a lista dos eleitores, o vice-presidente geral, Antônio Peralta, foi procurado pela reportagem e não atendeu às ligações para esclarecer as polêmicas.

No site oficial do Cruzmaltino, ele divulgou o seguinte texto sobre a disponibilidade da lista:

"Prezados associados, Na forma do art. 68, §3º do Estatuto Social, restando 30 dias para a realização das eleições e encerrado o prazo de inscrição de chapas, informamos que a lista dos eleitores encontra-se disponível para consulta na secretaria a disposição de todos os associados.

Antônio Frutuoso Pires Peralta
1º Vice-Presidente Administrativo e Vice-Presidente de Comunicações".

Fonte: UOL