'É um passo ousado do Santos comprar um jogador que é do Vasco', diz advogado vascaíno sobre Matheus Índio

Sexta-feira, 27/06/2014 - 19:07
comentário(s)

O Santos está perto de anunciar o meia Matheus Índio como novo reforço para as categorias de base. Em litígio com o Vasco, o jogador ainda não assinou contrato, mas já está treinando com o time sub-20 do Peixe. Aos 18 anos, ele chega à Vila Belmiro por meio do grupo Elenko Sports.

Sem alarde, o Alvinegro Paulista comprou 20% dos direitos econômicos do meia, que pertence à empresa, dissidência da DIS. O clube paulista ainda tem a opção de comprar mais 30% posteriormente. Em seu perfil no Twitter, o jovem meia publicou uma foto com o uniforme de treino do Santos, que voltou aos treinos na última quinta.

- Que Deus abençoe minhas escolhas - escreveu a ex-revelação do Vasco.

Matheus Índio chega ao Peixe depois de uma passagem discreta pelo Penapolense, com quem tinha contrato até 2017. Na última terça-feira, porém, ele foi liberado e rescindiu com o time do interior paulista para ter lucros numa futura venda. A rescisão já foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

- Fizemos um acordo e liberamos o jogador para o Santos. Fica com um percentual futuro em caso de uma próxima negociação - disse o gerente de futebol do Penapolense Paulo Carvalho ao GloboEsporte.com, por telefone.

Longo impasse judicial

A passagem de Índio pelo novo clube, porém, pode ser abreviada, já que ele briga na Justiça contra o Vasco, que o formou desde a categoria mirim. O imbróglio é complexo e cheio de idas e vindas. Depois do Mundial Sub-17, no ano passado, o meia reclamou uma dívida de R$ 300 mil em luvas. Foi feito um acordo, mas a diretoria não pagou, e família e representantes entraram com uma ação alegando o atraso de sete meses no depósito do FGTS. Os cariocas negam que tenha superado três meses, o que legalmente impediria tal cenário. Mas, com o ganho de causa, o garoto acertou com Penapolense através da Elenko Sports para fazer uma ponte com exterior.

Uma guerra de liminares vem sendo travada em 2014, e enquanto o advogado do jogador, Aldo Kurle, não acredita em reviravolta e deu seu aval para o negócio, a parte do Vasco alega que a decisão favorável só precisa ser homologada na CBF para que a situação se inverta novamente. Espera-se que isso aconteça depois da Copa do Mundo. O julgamento, no entanto, só em 2015.

- É um passo ousado do Santos comprar um jogador que é do Vasco. Há uma decisão favorável que terá de ser cumprida em breve. Vemos como questão de tempo. Infelizmente, a Copa parou o país nessa área. Depois, eles terão de se acertar de alguma forma - afirmou o advogado Vagner Barroso, que defende o Vasco.

Em janeiro, o Porto sondou Índio, foi contactado pelo Vasco imediatamente e recuou. A intenção da diretora cruz-maltina é ao menos ser ressarcida de seu investimento como formador.

Fonte: GloboEsporte.com