Comitiva de ingleses visitou São Januário; Integrante elogiou o 'time do povo' e relembrou gol de Edmundo contra o Manchester

Terça-feira, 24/06/2014 - 18:27
comentário(s)

Com o objetivo de conhecer a metodologia de trabalho dos clubes de futebol do Brasil, a Associação de Futebolistas Profissionais da Inglaterra (Professional Footballers' Association) enviou alguns representantes para o país sede da Copa do Mundo de 2014. Local de morada de quatro grandes clubes, o Rio de Janeiro foi um dos estados que receberam a comitiva.

Após visitarem as sedes de Botafogo, Flamengo e Fluminense, os membros da entidade britânica se dirigiram ao Estádio de São Januário, casa do Club de Regatas Vasco da Gama. Os ingleses foram recepcionados por Rodrigo Caetano.O diretor-executivo de futebol foi o guia dos visitantes durante o tour pelo Caldeirão. Caetano contou um pouco da história vascaína e revelou detalhes do funcionamento da estrutura administrativa do departamento de futebol.

Durante a passagem pela sala de troféus, os britânicos, que também chegaram a pisar no gramado de São Januário, ficaram impressionados com a beleza da taça do Campeonato Sul-Americano de 1948. A competição foi comparada pelos mesmos a Uefa Champions League, torneio mais importante do velho continente. Ademir de Menezes, Roberto Dinamite e Romário não foram esquecidos pelos gringos, que se impressionaram com a rica história do Vasco.

- Os outros clubes que visitamos possuem um histórico diferente. Tivemos a impressão de que o Vasco é um clube mais local, que está mais aberto à comunidade. Achamos o Vasco um clube do povo. Nós já sabíamos que o Vasco era um clube de origem portuguesa e que era pioneiro na aceitação de jogadores negros. Os clubes ingleses também são assim. O Vasco nos pareceu ser um clube de muita aceitação e de muito respeito - afirmou Jim Hicks, chefe da comitiva.

Camisa 10 do Liverpool, Philippe Coutinho, cria da base cruz-maltina, foi lembrado por um dos presentes. Embora os dribles executados pelo Menino da Colina na Premier League sejam recentes, o que não sai da cabeça dos ingleses é a excepcional atuação do Vasco contra o Manchester United no Campeonato Mundial de Clubes de 2000. O belo gol marcado por Edmundo na vitória por 3 a 1 foi lembrado pelo líder inglês.

- O gol marcado pelo camisa 10 (Edmundo) contra o Manchester United, no Mundial de 2000, ainda está vivo na cabeça de muitos ingleses. Foi a primeira vez que nós vimos um time brasileiro vencer um clube da grandeza do United. Isso foi marcante - concluiu Hicks.

No final da visita, os sete visitantes receberam de presente uma camisa oficial do Gigante da Colina. Em breve, os membros da Professional Footballers' Association visitarão o Centro de Treinamento de Itaguaí. A ideia dos britânicos é a de conhecer um pouco mais sobre a formação de jogadores no Brasil.



Fonte: Site oficial do Vasco