Martín Silva e Pinilla estão entre os 23 estrangeiros convocados para a Copa com passagem pelo futebol brasileiro

Quinta-feira, 12/06/2014 - 06:23
comentário(s)

Seguindo com os especiais sobre a Copa do Mundo, o FutNet apresenta hoje todos os convocados de outras seleções que não a nossa Canarinho que jogam ou já jogaram por clubes brasileiros. No total, são 22 jogadores com passagem pelo país, sendo 18 deles por um dos considerados 12 clubes grandes. Você lembra de todos?

Goleiros

Apenas dois arqueiros já defenderam as metas de equipes brasileiras. Após se destacar na Universidad de Chile, o chileno Jonhnny Herrera teve breve passagem pelo Corinthians em 2006. Foram apenas nove partidas pelo clube paulista, e não agradou muito. Polêmico, está de volta a La U e não será titular na Copa, posto que pertence a Claudio Bravo.

O outro goleiro 'brasileiro' é Martín Silva. Titular absoluto do Vasco desde que chegou no começo do ano, parece ter resolvido os problemas do Cruzmaltino na posição - muito criticada no ano passado com Alessandro, Diogo Silva e Michel Alves. Silva veio do Olimpia-PAR, onde fez boa Libertadores no ano passado e levou o time à final. Na Seleção Uruguaia, pela qual já disputou quatro jogos, será o reserva imediato de Fernando Muslera.

Laterais

Polivalente, o uruguaio Jorge Fucile teve passagem pelo Santos em 2012, emprestado pelo Porto - onde atua até hoje. Foram 14 jogos pelo Peixe no começo daquele ano, por Campeonato Paulista e Copa Libertadores, mas voltou para Portugal para o segundo semestre. Já fez 42 jogos pela Celeste e é reserva de Maxi Pereira na equipe.

Seu companheiro de seleção Álvaro Pereira é outro lateral daqui. Atleta do São Paulo desde o começo de 2014, vem sendo titular da esquerda do time aos 28 anos. Já disputou mais de 50 jogos pelo Uruguai, e também será reserva na Copa - de Martín Cáceres. Está no Morumbi por empréstimo, vindo da Inter de Milão.

Na Colômbia, o lateral-esquerdo titular será Pablo Armero. Velho conhecido da torcida do Palmeiras, por onde jogou em 2009 e 2010, o jogador de 27 anos obteve sucesso desde que chegou ao futebol europeu, jogando por Udinese, Napoli e West Ham. Já fez 53 jogos pela Seleção Colombiana.

Por fim, o último lateral é Eugenio Mena. Titular do Santos este ano, o chileno também será titular de seu país no difícil Grupo B da Copa. Buscando fazer caixa, a diretoria santista já declarou que pretende vender o defensor caso se valorize na competição. O jogador de 25 anos é mais um que chegou ao Brasil após se destacar na Universidad de Chile.

Zagueiros

Diego Lugano é o zagueiro com passagem mais marcante pelo Brasil. Eterno ídolo do São Paulo, o clube - além de diversos outros brasileiros - vem tentando repatriá-lo faz tempo, mas sem sucesso. O veterano de 33 anos é o capitão do Uruguai na Copa e jogou por último no West Brom. Foram três anos e quase 100 partidas defendendo o Tricolor Paulista.

Se Lugano é ídolo, o mesmo não pode ser dito de Frickson Erazo. O equatoriano não conquistou a torcida do Flamengo e vem sendo muito criticado desde que chegou à Gávea. No Equador, no entanto, está com moral e será titular na Copa.

O terceiro zagueiro é realmente brasileiro. Pepe, naturalizado português, fez a base pelo Corinthians de Alagos e foi ainda no sub-20 para o Marítimo-POR. Jogou seis temporadas no país - também pelo Porto - até chegar ao Real Madrid, onde está até hoje. É um dos pilares da defesa de Portugal e homem de confiança do treinador Paulo Bento. Defende os Lusos desde 2007.

Meio-campistas

Começaremos com os meias defensivos. Nenhum dos quatro volantes presentes na lista está atualmente no Brasil, e o de passagem mais recente foi Arévalo Ríos. O uruguaio, titular absoluto da seleção, teve breve passagem pelo Botafogo em 2011 após se destacar na Copa de 2010. Disputou apenas 15 partidas pelo Alvinegro e saiu na janela do meio do ano. Hoje está no Morelia-MEX.

Antes dele, outro que teve passagem curta pelo Brasil foi Edison Méndez. O veterano de 35 anos - que joga na Colômbia pelo Santa Fé - passou pelo Atlético Mineiro em 2010 e jogou apenas 12 partidas no segundo semestre antes de decidir voltar a seu país para o Emelec. Será reserva do Equador.

Em 2005, no time campeão brasileiro do Corinthians, quem não se lembra de Javier Mascherano? O argentino do Barcelona foi peça fundamental no esquema de Daniel Passarella ao lado de Carlitos Tévez, que não foi convocado para a Copa. Depois daquilo passou a brilhar na Europa e será titular dos Hermanos em 2014.

O segundo brasileiro nato de cinco presentes na lista é Thiago Motta. Nascido em São Bernardo do Campo, passou pelas categorias de base do Juventus/SP e foi muito cedo para o Barcelona, ainda aos 17 anos. Embora fosse grande promessa, só passou a se destacar na Europa quando chegou ao futebol italiano - tanto que se naturalizou e hoje defende a Azzurra. Com Daniele De Rossi e Andrea Pirlo no setor, no entanto, não deve ser titular. Atua pela Itália desde 2011, mas passou por seleções de base do Brasil antes.

Entre os meias, Nicolás Lodeiro acabou de trocar o Botafogo pelo Corinthians, após dois anos no clube carioca. Embora tenha começado muito bem, aos poucos foi caindo de rendimento e perdeu moral com a torcida. No Timão, tentará recuperar o futebol que apresentou em 2012 pelo Bota. Porém, nunca perdeu a confiança do técnico Oscar Tabárez, e segue sendo um reserva importante do Uruguai.

Charles Aránguiz está por aqui há menos tempo, mas já é ídolo da torcida do Inter. Também vindo da La U, já tem seis gols em 16 jogos pelo Colorado no ano, e vem se mostrando um excelente armador no meio-campo da equipe.

Outro chileno ídolo - embora hoje nem tanto - é Jorge Valdivia. No Palmeiras desde 2006, com passagem pelo futebol árabe no meio do caminho, começou muito bem e mostrou ao Brasil seu talento. Nos últimos anos, no entanto, as lesões frequentes o impediram de ter sequência e de brilhar no mesmo nível. Ainda assim pode ser titular ao lado de Aránguiz no esquema de Jorge Sampaoli.

Poucos lembram, mas o equatoriano Fidel Martínez - assim como seu compatriota Edison Méndez - tem passagem pelo futebol mineiro. Chegou para os juniores do Cruzeiro após ir bem no Sul-Americano Sub-17 de 2007, e ficou por quase dois anos na base do clube. No entanto, o meia voltou ao país natal quando se profissionalizou e hoje tem destaque no futebol mexicano.

Fechando o grupo dos meias está o 'croata' Sammir. Nascido em Itabuna, na Bahia, ele se profissionalizou pelo Atlético/PR em 2005 e rodou por equipes do interior paulista antes de chegar à Croácia em 2007. Jogou no Dinamo de Zagreb por oito temporadas e na última se transferiu para o Getafe-ESP. Vai encarar o Brasil na estreia desta quinta, mas provavelmente fica no banco. Defende o país desde 2012.

Atacantes

Entre os jogadores de ataque, começamos com o duplamente compatriota de Sammir na Croácia, Eduardo da Silva. O carioca de 31 anos chegou a ser do sub-15 do Bangu, mas chamou a atenção de empresários em um campeonato de favelas e foi para o país da antiga Iugoslávia em 2001, ainda aos 18 anos. Jogou por lá até 2007, o suficiente para agradar e se naturalizar. Joga pela seleção desde 2004, mas já havia passado pela equipe sub-21 croata.

Outro brasileiro naturalizado é o polêmico Diego Costa. O atacante chegou a jogar pelo Brasil no ano passado em amistosos, mas decidiu se naturalizar espanhol e defender a Fúria nesta Copa. Sergipano, fez a base no modesto Barcelona Capela/SP, e foi para Portugal com 18 anos. Logo foi para o futebol espanhol e chegou ao Atlético de Madrid em 2010. Brilhou na última temporada, sendo artilheiro da equipe campeã espanhola e vice da Liga dos Campeões.

Craque da Copa de 2010, Diego Forlán não teve o mesmo sucesso no Inter. Chegou ao clube gaúcho em 2012, em julho e ficou em Porto Alegre até o fim de 2013. Foi bem, sim, mas não o craque que todos esperavam. No começo do ano foi para o Japão, mas ainda tem muita moral na Seleção Uruguaia, onde formará trio ofensivo novamente com Luis Suárez e Edinson Cavani - só que, ao contrário da última vez, agora será coadjuvante dos dois.

Eduardo Vargas também foi destaque da Universidad de Chile, mas passou pelo Napoli antes de chegar ao Grêmio em 2013 por empréstimo. Foi bem com nove gols em 37 jogos, atraiu o interesse do Santos e do Botafogo, mas acabou voltando para a Europa para jogar no Valencia.

Fechando a lista, o 23º estrangeiro a passar pelo Brasil foi outro chileno, Mauricio Pinilla. O atacante jogou no Vasco em 2008 e fez apenas três jogos vindo do banco. E adivinhe por qual time no Chile ele jogava? Pois é, La U. Antes de chegar a São Januário ele já havia rodada pelo futebol espanhol, português, escocês, italiano... Quando saiu do Rio foi para o futebol do Chipre, mas foi na Itália novamente que começou a estourar. Hoje, com 30 anos, é um dos destaques do Cagliari e ganhou vaga na Seleção Chilena para a Copa.

E aí, lembrava de todos?

Fonte: Futnet