Internacional estuda 'imitar' o que o Vasco fez com Romário e aposentar a camisa 9 em homenagem a Fernandão

Segunda-feira, 09/06/2014 - 21:26
comentário(s)

O Inter estuda alternativas para homenagear Fernandão, morto em um acidente de helicóptero em Goiás na madrugada do último sábado. Aposentar a camisa 9 e erguer uma estátua no Beira-Rio estão entre as possibilidades, que serão discutidas em uma reunião com o marketing colorado nesta semana.

A aposentadoria do número esbarra em uma limitação: em competições da Conmebol, a entidade sul-americana exige numeração de 1 a 30 para os jogadores inscritos. Ou seja, o número 9 é obrigatório na lista e teria de voltar a campo, por mais que fosse retirado nas competições regionais e nacionais.

Este tipo de homenagem é comum nos Estados Unidos. Há uma longa lista de números aposentados em cada esporte no país — veja a lista de números aposentados na NBA. Na NHL, liga norte-americana de hóquei, o número 99 é aposentado entre todos os times em homenagem a Wayne Gretzky, considerado o maior jogador da história do esporte. Na MLB, liga de beisebol, o número aposentado entre todas as equipes é o 42, uma referência a Jackie Robinson, o primeiro afro-americano a atuar na liga numa época em que os negros disputavam um campeonato separado.

No Brasil, os casos de aposentadoria não são tão comuns. O Vasco chegou a retirar a camisa 11 em homenagem a Romário, mas retomou a utilização do número algum tempo depois. O América-RJ também aposentou o número para o centroavante. O Palmeiras foi outro a tirar uma camiseta do elenco. A 12, de Marcos, só é utilizada em competições sul-americanas. Mais um exemplo é do Ceará, que retirou o número 11, vestido por Sérgio Alves, que teve inúmeras passagens pelo clube.

Estátuas também estão presentes no mundo do futebol. Na Inglaterra, o Manchester United decidiu erguer uma em referência a Alex Ferguson, que foi técnico do time entre 1986 e 2013. Matt Busby, que treinou a equipe entre 1945 e 1969, já tem um monumento em Old Trafford. Bobby Moore, campeão do mundo pela seleção inglesa em 1966, tem uma estátua em frente ao Estádio de Wembley. A Argentina tem homenagens a Maradona e Di Stéfano.

O exemplo mais reconhecido no Brasil é a estátua de Bellini, capitão do primeiro título mundial da Seleção Brasileira, em 1958. Sua imagem com a taça foi eternizada na entrada do Maracanã. Garrincha tem um busto no templo do futebol no país e uma estátua de corpo inteiro em frente ao Engenhão — o novo estádio carioca também tem uma imagem de Nilton Santos. Pelé é homenageado na Vila Belmiro. Em Santos, também há um reconhecimento a Jairzinho.

Fonte: ZH - Clicrbs