Brasileiro-croata Eduardo da Silva deixa o Shakhtar Donetsk e seu destino pode ser o futebol carioca

Segunda-feira, 02/06/2014 - 06:21
comentário(s)

Quando a seleção croata embarcar para a Bahia no início desta semana, Eduardo da Silva virá com excesso de bagagem. O atacante, nascido no Brasil e convocado para defender a Croácia na Copa do Mundo, acaba de ficar sem clube, e em razão disso está de mudança provisória para o Rio de Janeiro. Ao expirar o contrato com o Shakhtar Donetsk, pelo qual envergou a camisa nos últimos quatro anos, recebeu a informação de que o clube ucraniano não tem interesse na renovação.

A primeira opção de Eduardo é seguir no futebol europeu, onde está desde 1999, ano em que se transferiu para as categorias de base do Dínamo Zagreb, da Croácia, após se destacar num campeonato de favelas promovido pela CBF. Daí em diante, ganhou projeção internacional, principalmente no período em que defendeu o Arsenal, da Inglaterra, de 2007 a 2010.

As malas de Eduardo vão se dividir entre a casa da família em Vila Keneddy, uma espécie de distrito de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e o apartamento que comprou na Barra da Tijuca, até definir o próximo destino, o que deverá ocorrer somente depois da Copa – que pode ter influência decisiva em seu futuro. Se não aparecer um clube europeu disposto a angariá-lo para suas fileiras, a prioridade de Eduardo passará a ser jogar no futebol carioca, em razão da proximidade dos familiares.

“Se for para jogar no Brasil, ele tem preferência pelo Rio. Mas lógico que tudo depende da proposta”, disse Bruno, irmão do jogador.

Fazer parte da lista de convocados do técnico Niko Kovac – anunciada sábado, dia 31 de maio -, minimiza a frustração de não ter sido convocado para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando o nome de Eduardo era tido como certo. O destino novamente lhe dá uma chance de enfrentar o seu país de origem numa estreia de Copa do Mundo. Brasil e Croácia se enfrentam no dia 12, na abertura do Mundial, no Itaquerão, em São Paulo.

Eduardo terá ainda a companhia de Sammir, outro brasileiro naturalizado croata convocado por Kovac, com quem atuou anos atrás no Dínamo de Zagreb. A seleção croata ficará concentrada em Mata de São João, na Bahia, e antes de encarar o Brasil fará um amistoso contra a Austrália dia 6 de junho, no Estádio Pituaçu, em Salvador.

Fonte: Blog Ponta de Lança - GloboEsporte.com