Basquete: Pelo Torneio Carioca, Vasco enfrenta a UFRJ nesta 6ª-feira às 19h em São Januário

Sexta-feira, 30/05/2014 - 00:20
comentário(s)

Agora é na Colina! Após estrear no Torneio Carioca de basquetebol adulto na última segunda-feira, vencendo o Botafogo com o elástico placar de 90 a 61, o Vasco faz o seu primeiro jogo em São Januário na competição nesta sexta-feira (30/05). O adversário será a UFRJ, e a partida, com entrada franca para os torcedores, começa às 19h, no ginásio do Forninho.

Esta competição marca o retorno do Gigante da Colina às competições de basquete adulto após sete anos de ausência, embora tenha se mantido sempre ativo nas categorias de base, do pré-mirim ao juvenil.

A partida deve ser bastante tranquila para o Vasco, servindo para o treinador Christiano Pereira ajustar detalhes de sua equipe. É provável que os atletas do Vasco sintam novamente o desgaste físico, já que, além de alguns atletas que compõem o time estarem inativos por um bom tempo, os jogadores se apresentaram apenas na terça-feira da semana passada (20/05).

Ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes, o treinador vascaíno explicou que a equipe tem que fazer algo parecido em relação à estreia, contra o Botafogo: evitar um jogo muito corrido e forçar o jogo no garrafão. O pivô do Vasco, Renato “Mãozão”, por exemplo, foi fundamental para a elástica vitória na última partida, dominando o garrafão e anotando 18 pontos.

- A preocupação é a mesma do jogo contra o Botafogo: não entrar na correria dos jogadores e procurar jogar o mais interno possível, visto que eles não têm nenhum jogador com o porte do Mãozão, do Pietro ou do Maicon para segurarem os caras lá embaixo.

Christiano também explicou que conhece bem a equipe da UFRJ:

- A equipe da UFRJ eu conheço bem, já que 70% dos jogadores que estão jogando ali são jogadores que eu já enfrentava jogando no esporte universitário. São todos ex-jogadores de base, que têm um projeto legal dentro da universidade. Eles têm um poder ofensivo de três pontos muito grande, todos abrem e chutam.

O treinador também falou sobre o trio formado pelo armador Bruno Langsdorff, pelo ala-pivô Pietro Gentile e pelo pivô “Mãozão”, responsável por 52 dos 90 pontos do Vasco na estreia (18, 16 e 18, respectivamente):

- São três jogadores que na base foram excepcionais. O Bruninho até ano passado estava jogando no basquetebol de alto nível, foi atleta de Rio Claro, Brasília e Tijuca. E nesse último ano ele optou por um caminho diferente, mas dispensa comentários. O Mãozão e o Pietro são jogadores de uma força física muito grande. Mãozão está muito fora de forma, mas pela pontuação você vê que é um jogador que tem potencial, que sabe jogar lá embaixo. O Pietro é um jogador que vem dos EUA e tem um potencial físico excepcional, embora ainda esteja fora de forma, mas quando estiver nos 100% dele estará muito bem – encerrou o treinador.

Outro grande destaque do Vasco na partida foi o ala-armador Assis, com quinze pontos marcados. Na outra partida, a UFRJ foi derrotada pela Associação Macaé de Basquete por 87 a 30. Devido ao saldo de cestas, o time macaense lidera a competição. Os cinco clubes se enfrentarão em turno e returno, e os quatro primeiros se classificam às semifinais, que, assim como a final, serão disputadas em melhor de três partidas, com duas delas no ginásio do time com melhor campanha.




Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes