Douglas tem feito menos desarmes e sofrido mais faltas na Série B em relação ao Estadual

Quinta-feira, 29/05/2014 - 09:03
comentário(s)

Douglas chegou ao Vasco no início do ano emprestado pelo Corinthians para ser o redentor da camisa 10. Logo na estreia, fez o gol contra o Flamengo, mas não levou, na famosa cobrança de falta ignorada pelo auxiliar Rodrigo Castanheira. Mas deu um sopro de esperança ao Vasco para que o meio de campo, enfim, tivesse um cérebro.

Agora, convive com as críticas na má campanha da Série B. Mas o camisa 10 realmente caiu de produção? Nos números há, sim, diferenças. Douglas tornou-se mais caçado pelos adversários em campo, mas, também, deixou de ser combativo.

Em 12 jogos no Carioca, onde comandou o Vasco até a final perdida por um gol ilegal diante do Flamengo, o meia recebeu 20 faltas. Média de 1,7 por jogo. Na Série B, o número aumentou: em apenas seis partidas já foram 16 faltas, média de 2,7 por partida.

Por outro lado, o jogador piorou nos desarmes. No Carioca foram 21 em 12 jogos. 1,8 por jogo. Na Série B, o número caiu para seis em seis partidas. Média de um por jogo. No restante, o desempenho continua similar. Até na posse de bola. camisa 10 tem a redonda nos pés, em média, por um minuto e trinta segundos na Série B. No Carioca, a média era de um minuto e trinta e seis segundos.

As assistências continuam com a mesma média, de 0,3. Foram duas na Série B e quatro no Carioca. Técnico da equipe, Adilson Batista admite que os resultados de Douglas são menores do que no Estadual. Mas não acredita que o problema seja tática, uma vez que muitos apontam o fato dele ser o único criador no meio como fator preponderante.

"Não é questão de estar sozinho na criação. A gente escuta um monte de coisa que não procede. É preferível ele (Douglas) ter um velocista, do que estar junto com outro de mesma características que não consegue chegar. Ele vai errar porque tenta o jogo. A sequência da jogada não é com ele. Isso nós estamos conversando para que ele melhore", disse Adilson Batista.

Os números, frios, apontam quase uma igualdade entre Carioca e Série B. Mas a torcida do Vasco aguarda o despertar de seu camisa 10 na principal competição do ano.

DOUGLAS NA SÉRIE B

Jogos - 6
Assistências - 2 (média de 0,3)
Gols - 1 (média de 0,2)
Dribles certos - 7 (média de 1,2)
Lançamentos certos - 9 (média de 1,5)
Posse de bola - 9' (média de 1'30'')
Faltas recebidas - 16 (média de 2,7)
Finalizações certas - 5 (média de 0,8)
Desarmes certos - 6 (média de 1)

DOUGLAS NO CARIOCA

Jogos - 12
Assistências - 4 (média de 0,3)
Gols - 2 (média de 0,2)
Dribles certos - 13 (média de 1,1)
Lançamentos certos - 20 (média de 1,7)
Posse de bola - 19'16'' (média de 1'36'')
Faltas recebidas - 20 (média de 1,7)
Finalizações certas - 12 - (média de 1)
Desarmes certos - 21 (média de 1,8)

Fonte: Footstats

Fonte: ESPN Brasil