Futsal Base: Vasco vence Grajaú por 3 a 2 pelo Estadual Sub-20

Sábado, 17/05/2014 - 11:38
comentário(s)

Enfim, a primeira vitória. E num jogo de suma importância. A equipe juvenil (sub-20) de futsal do Vasco da Gama, após duas dolorosas derrotas - contra ADDP/Cabo Frio e Casa de España/Botafogo, venceu o Grajaú Country na noite desta sexta-feira (16/05), em São Januário. Com a vitória por 3 a 2, o Vasco obteve o seu primeiro triunfo no Campeonato Carioca e está na quarta colocação da competição, empatado com o Flamengo, que leva vantagem nos critérios de desempate (ambos com uma vitória e duas derrotas). O Gigante da Colina ainda enfrenta o Mendes e o Rubro-Negro na 1ª fase, e o jogo contra o Urubu deve decidir quem terminará a 1ª fase em terceiro lugar. Casa de España/Botafogo e ADDP/Cabo Frio devem terminar com as duas primeiras colocações, e Mendes e Grajaú Country estão praticamente eliminados. Após a primeira fase, serão realizadas as semifinais e final.

O jogo

O jogo entre Vasco e Grajaú, adversário que vinha de um empate em Cabo Frio contra a ADDP - que havia goleado o Vasco - por 0 a 0, na Colina teve muitas alternativas. O Vasco iniciou a partida com o seguinte quinteto: 1 - André Regly, 14 - Victor Andrade "Tim Maia", 7 - Sinésio, 13 - Pedro Vargas e 5 - Leandro Vianna. Logo no começo do jogo, Sinésio fez jogada individual pela ala esquerda, driblou um adversário e chutou, cruzado e rasante, com a perna canhota para abrir o placar: 1 a 0. O Vasco tinha o domínio da partida, mas um lance muito esquisito mudou totalmente os rumos da peleja.

A bola saiu pela lateral, e o treinador do Vasco, Marcelo Akra, solicitou à mesa um tempo técnico. Pela regra do futsal, um tempo só é concedido para uma equipe se a mesma tiver a posse de bola. E a bola era do Grajaú. Erradamente, o cronometrista Harry Oliveira Lemgruber, responsável por conceder o tempo após a solicitação do treinador, apitou, sinalizando o tempo técnico, e o time do Vasco, inclusive, havia se retirado quase que integralmente de quadra. Porém, o Grajaú bateu rapidamente o lateral, antes que o árbitro principal parasse a partida, e marcou o gol, sem nenhum defensor do Vasco em quadra (apenas o goleiro André Regly). Aí se criou uma grande polêmica, cujo cerne, sem dúvidas, é saber quem detinha a posse de bola após a saída da pelota pela linha lateral, além de o cronometrista ter ou não concedido o tempo através do apito, sua atribuição conforme regra. A arbitragem, de maneira muito confusa, chegou à conclusão de que a posse era do time visitante, equivocadamente mandando repetir a cobrança da lateral. Após isto, após muita reclamação por parte de atletas e comissão técnica do Grajaú - afinal, se a posse de bola era do time azul-e-branco, a reposição de bola havia sido legal e o gol também, portanto -, o árbitro principal, Washington Rodrigues, acabou concedendo o gol ao Grajaú. Ao que tudo indica, de maneira correta, afinal a posse de bola era do Grajaú, embora deva ser ressaltado o erro do cronometrista ao sinalizar o tempo para o Vasco e a confusão do árbitro para dar sua decisão final.

Na reta final do primeiro tempo, a partida não teve muitas chances de gol. Tendo a noção da importância da vitória diante dos tropeços nas primeiras rodadas, o Vasco tomou a iniciativa no segundo tempo, atuando com o seu goleiro, André Regly, que tem boa habilidade com os pés, mais adiantado. Entretanto, em erro na saída de bola vascaína e com o arqueiro adiantado, o Grajaú virou a partida, em chute de antes do meio da quadra. Foi o pior momento do Vasco na partida, quando o Grajaú conseguia encaixar seus contra-ataques de maneira perigosa.

A partir daí, o jogo passou a ter um acentuado tom dramático. Ambas as equipes dependiam da vitória, sendo o empate ruim para ambas. Desta forma, o Vasco, atrás do marcador, seguiu controlando a posse de bola. Até que surgiu João Vittor, conhecido como Jovi, atleta de primeiro ano na categoria sub-20 e que no ano passado ainda era sub-17. Primeiramente, atuando muito bem como pivô, escorou de primeira com a perna esquerda ótimo chute cruzado efetuado por Victor Andrade "Tim Maia". A bola entrou rasteira no cantinho do goleiro do Grajaú, que não teve chances de defesa.

O Vasco seguiu em cima, até que conseguiu o gol de desempate, ainda com bastante tempo para o fim do jogo. Jovi ganhou divida pela ala esquerda e rolou no meio para Sinésio. Autor do primeiro gol e tendo boa atuação, o camisa 7 efetuou ótimo passe para Pedro Vargas, diante do goleiro. O camisa 13, com muita frieza, cutucou rasteiro com a perna esquerda, cruzado, sem chances para o arqueiro adversário: 3 a 2.

A partir daí, o Vasco nos minutos finais utilizou nos minutos finais a tática de explorar os contra-ataques, sem muito sucesso, apesar de ter tido um bom número de chances claras para matar o jogo. Não o fazendo, teve até o último segundo a ameaça iminente de sofrer um empate que seria muito ruim para suas pretensões no Campeonato. Entretanto, efetuando uma boa marcação e contando com a fragilidade do adversário na criação de jogadas, teve poucos lances de perigo contra o seu gol nos últimos minutos.

Autor do gol da vitória, Pedro Vargas conversou com o Blog CRVG - Em Todos os Esportes e ressaltou a importância da vitória conquistada após os tropeços no começo do Campeonato. Ele enfatiza que os atletas seguiram treinando muito após as derrotas e que essa vitória pode representar uma guinada da equipe rumo aos bons resultados, sobretudo com vistas à fase final da competição:

- Foi um jogo muito importante, um divisor de águas para nossa equipe, que sabia que era praticamente vencer ou vencer para seguir firme na competição. Mesmo vindo de duas derrotas consecutivas no campeonato, o nosso time tinha a convicção e a confiança de que poderia ganhar a partida, pois viemos trabalhando muito forte na semana para poder chegar ao resultado esperado.

Vargas (19 anos, com a bola na foto acima), que veio para o Vasco (teve passagem pelo clube na base em 2005) neste ano oriundo do São Paulo/Suzano, também comentou sobre a partida em si contra o Grajaú:

- Foi um jogo complicado, e o placar já diz isso, pois a equipe adversária marcava muito atrás, dificultando a penetração para o nosso time, e explorava os contra-ataques, nos quais estavam incomodando. Mas logo em seguida conseguimos colocar o que o professor Marcelo Akra pedia em prática, e conseguimos reverter o placar adverso e sair com os três pontos, o que era o principal objetivo da equipe - encerrou o atleta.

Agora, em datas e horários a confirmar, o Vasco recebe o Mendes e vai à Gávea enfrentar o Flamengo nas rodadas finais. O Campeonato Carioca, com esta primeira fase com apenas cinco rodadas, está sendo realizado em tiro curto, e acabará já na primeira quinzena de junho, antes do começo da Copa do Mundo.

Relacionados:

1 - André Regly, 2 - Jailson Veiga, 3 - Leonardo Maurício, 4 - Lucas Moreira, 5 - Leandro Vianna, 6 - Everton Ferreira, 7 - Sinésio, 8 - Victor Lima, 9 - João Vittor "Jovi", 10 - Eduardo "Buchecha", 13 - Pedro Vargas, 14 - Victor Andrade "Tim Maia" e16 - Leonardo Cruz.

Campanha:

29/04 - ADDP/Cabo Frio 7 x 3 Vasco da Gama (local: ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio)
09/05 - Vasco da Gama 1 x 5 Casa de España/Botafogo (local: São Januário)
16/05 - Vasco da Gama 3 x 2 Grajaú Country (local: São Januário)
A definir - Vasco da Gama x Mendes (local: São Januário)
A definir - Flamengo x Vasco da Gama (local: Gávea)



Fonte: Blog CRVG Em Todos Os Esportes - Supervasco