A exemplo de outros grandes de disputaram o Brasileiro de Série B, Vasco monta ataque 100% da base

Segunda-feira, 05/05/2014 - 20:22
comentário(s)

A vitória do Vasco por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, no sábado, teve como principal novidade a escalação de um ataque totalmente caseiro no Cruz-Maltino. Marquinhos, Thalles e Yago não chegaram a balançar as redes, mas parecem ter conquistado a confiança do técnico Adilson Batista, e podem repetir uma história: com exceção do Palmeiras em 2013, todos os grandes que frequentaram a Série B a partir de 2003 subiram com garotos formados na base se destacando no time.

Em 2003, o Palmeiras apostou numa geração formada por Vagner Love, Edmilson e Diego Souza, todos vice-campeões da Copa São Paulo no início daquele ano, e foi campeão. O último foi emprestado para o futebol japonês logo depois do título da Série B. Vagner ficou mais seis meses, chegou à Seleção e foi vendido para o CSKA, da Rússia.

No Botafogo, vice-campeão da Série B de 2003, quem se destacou foi Almir, que foi o artilheiro do time com 12 gols e ali indicava que se tornaria um ídolo da torcida. O meia-atacante, no entanto, não conseguiu manter a boa sequência nos anos seguintes. Outros jogadores, como Rodrigo Fernandes, também foram utilizados na campanha.

Em 2005, foi a vez do Grêmio disputar a Série B e efetivar Anderson, então com 17 anos, no time titular. O então meia teve papel decisivo na conquista do título, marcando o gol da vitória contra o Náutico no jogo que ficou conhecido como "A batalha dos Aflitos". Um mês depois, ele se transferiu para o Porto.

No ano seguinte, Diego Alves se firmou como goleiro do Atlético-MG, que contava com outros garotos, como Leandro Castán, Lima, Rafael Miranda e Tiago Feltri. O Corinthians, em 2008, teve em Dentinho um de seus principais artilheiros, com 14 gols marcados.

Em 2009, o próprio Vasco usou a garotada na Série B. Alex Teixeira, um dos melhores jogadores do torneio, foi vendido para o Shakhtar Donetsk logo no início de 2010. Souza, que se firmou como volante titular, se transferiu para o Porto um pouco depois, em junho. E Allan teve suas primeiras chances entre os profissionais.

Além de Yago, Thalles e Marquinhos, o Vasco tem também o zagueiro Luan entre seus titulares, e conta com outros garotos no elenco. O lateral-esquerdo Lorran e o meio-campista Guilherme Costa são outros que podem ter chances em algum momento do campeonato.

Fonte: Blog Na Base da Bola - GloboEsporte.com