Atletismo: Campeã em competição nacional, saltadora Maria Vitória Quirino é uma das apostas do Vasco

Sexta-feira, 02/05/2014 - 20:26
comentário(s)

Uma das maiores promessas do Vasco na atualidade não joga futebol e tampouco tem algum tipo de contato com a bola. Nascida no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, Maria Vitória Quirino de Queiroz, de 14 anos, vem conquistando resultados expressivos e levando o nome do Gigante da Colina ao topo nas principais competições nacionais de Atletismo. A relação da jovem, hoje moradora do Riachuelo, com o cruz-maltino se iniciou há alguns anos.

Incentivada pela família, a jovem começou a praticar o esporte no Estádio Célio de Barros no ano de 2011 e rapidamente se apaixonou pelo mesmo. Percebendo o talento da garota, "Marinho", pai de uma das atletas do Vasco, a indicou para fazer teste no clube. A aprovação do clube de São Januário, único grande do Rio que possui um departamento da modalidade, saiu rapidamente. Em pouco tempo, Vitória passou a ser treinada por Solange Chagas, coordenadora e treinadora da equipe vascaína.

- Gostei muito quando fui fazer o teste com a Solange. Me apaixonei pelo esporte muito rápido. Só tenho que agradecer a Deus e a todos que me ajudaram a chegar no Vasco. Me sinto feliz por praticar o atletismo e trabalhar com a Solange. Ela é uma treinadora maravilhosa e que me ajudou bastante. Ela é a melhor treinadora do mundo. A considero minha segunda mãe - disse Maria Vitória.

Os resultados não demoraram a aparecer. Em 2012, a talentosa carioca conquistou o Campeonato Carioca Pré-Mirim de Salto em Distância e brilhou nos Jogos da Juventude Brasil-Itália, chegando a conquistar neste último torneio três medalhas de ouro. No ano seguinte, Maria Vitória fez sua melhor marca na citada prova (5,20 m) e levou o título dos Jogos Escolares da Juventude, um Campeonato Brasileiro realizado na cidade de Natal (RN). Também em 2013, a garota terminou em sexto lugar nos XIX Jogos Sul-Americanos Escolares, disputado na Argentina, e se sagrou campeã estadual nos 60 metros com barreira e no salto em altura.

- Confesso que não imaginava que iria conquistar essas medalhas e títulos em tão pouco tempo de atletismo - revela a sincera saltadora.

A excelente trajetória inicial não levou Maria Vitória a mudar sua personalidade. Querida por todos, a jovem segue esbanjando alegria, simpatia e simplicidade durante os treinamentos. A atleta segue trabalhando forte diariamente para melhorar suas marcas e ficar mais perto do seu maior sonho: disputar uma Olimpíada. O recente resultado obtido pela atleta no "Circuito Nacional de Descoberta de Grandes Talentos Pré-Mirim e Mirim" serve para evidenciar toda sua dedicação. A joia cruz-maltina conquistou o primeiro lugar no salto em altura e o segundo no salto em distância.

- Entrei no Vasco e ganhei muitas oportunidades no Atletismo. Tudo ficou diferente depois que entrei no Vasco. Fiz amizades com várias pessoas e viajei para alguns lugares que sempre sonhei. O atletismo e o Vasco mudaram a minha vida - afirmou a promessa, que passa a maior parte do seu dia em São Januário devido aos compromissos com o Colégio Vasco da Gama.

MAIS SOBRE MARIA VITÓRIA

Nome Completo: Maria Vitória Quirino de Queiroz

Data de Nascimento: 08/02/2000

Local de Nascimento: Rio de Janeiro (RJ)

Esporte: Atletismo

Especialidade: Salto em distância e salto em altura

Categoria: Pré-Mirim

Inspiração: Solange Chagas

Sonho: Disputar Olimpíada

Frase: "Foco, força e fé"

Principais feitos: Campeã do Revezamento pela Competição Intercolegial, 3º lugar nas eliminatórias dos 250 metros para o Brasileiro e Campeã Estadual no salto em distância (2012), Campeã Brasileira de salto em distância, Campeã Estadual nos 60 metros com Barreira e no Salto em Altura e 6ª colocada no Sul-Americano da Argentina de salto em distância (2013) e Primeiro lugar na prova no salto em altura e segundo no salto em distância no Circuito Nacional de Descoberta de Grandes Talentos Pré-Mirim e Mirim (2014).







Fonte: Site oficial do Vasco