Atletismo: Conheça a história da corredora vascaína Uhuru Figueira

Domingo, 20/04/2014 - 16:14
comentário(s)

Em um país onde os esportes olímpicos não costumam ser devidamente valorizados vive a brasileira Uhuru Figueira Rocha, de 23 anos. Nascida em Macaé, município do Rio de Janeiro, Uhuru é atleta do Vasco e atualmente tem como grande objetivo alcançar o índice que permita uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2015, que será realizado na cidade de Toronto, no Canadá.

A jovem esportista cruz-maltina conta se apaixonou pelo atletismo no colégio, onde começou a competir sem estrutura de treinamentos. Ainda assim, Uhuru se destacou na sua cidade, ao atingir a classificação para disputar a nível estadual dos jogos estudantis. Em 2005, ela conquistou o terceiro lugar nos 250 metros rasos, e sagrou-se campeã nos 1000m.

Três anos depois, a atleta sofreu um drama. Com idade avançada, muitos treinadores a aconselharam desistir da carreira uma vez que ela já não podia mais participar das competições entre as escolas. Somente em 2010 que Uhuru se deu conta que não podia mais ficar longe do atletismo, pois a paixão era tanta, que isso começou a interferir na sua saúde.

- O atletismo é o sentido da minha vida, sem o atletismo não dá para eu viver - salientou a jovem.

Em 2011, a vascaína precisou travar uma batalha de superação, pois quando retornou às pistas, não obteve bons resultados em função dos anos que ficou parada.

- Quando eu voltei, eu só ficava em último lugar, sinceramente não tenho vergonha de falar isso - confessou Uhuru.

Já no ano seguinte, em uma competição sub-23, no estádio Célio de Barros, ela conheceu a técnica do Vasco, Solange Chagas. A profissional não somente deu uma oportunidade na equipe de atletismo do clube, bem como, conseguiu uma bolsa de estudos para a Uhuru ingressar na faculdade.

- Só em ver o olhar da Solange, percebi que era uma pessoa maravilhosa, fui pedir ajuda, e hoje a considero uma mãe, como eu moro aqui sozinha ela conversa comigo, e desde que eu comecei a treinar com ela os meus resultados melhoraram muito - enaltece Uhuru, que também creditou suas conquistas aos seus pais que, segundo ela, sempre deram toda força necessária.

Atualmente, Uhuru é especialista nos 800 metros rasos, mas também compete nos 400m e 1500m visando aperfeiçoar suas habilidades e manter o melhor condicionamento físico. Embora fique feliz de ser um exemplo para sua irmã Ester, de apenas 13 anos, e que sonha um dia chegar à posição que Uhuru alcançou, a atleta explica que a aconselha não ser igual a ela, mas sim melhor.

- Tudo tem o tempo certo, quando vim para cá, mostrei que tudo que as pessoas achavam impossível, era possível sim, é só acreditar que você consegue - conta Uhuru, que ainda salientou o orgulho de representar o Vasco, clube que revelou inúmeros atletas consagrados.

- Eu tenho muito orgulho de defender o Vasco, de vestir essa camisa, um dos únicos clubes do Brasil que ainda tem o atletismo - finaliza ela.



Fonte: Site oficial do Vasco