Remo: Marcos Oscar é o único vascaíno convocado para a Seleção Brasileira para período de treinos

Sexta-feira, 25/04/2014 - 11:23
comentário(s)

Os 25 atletas da categoria Olímpica convocados para a Seleção Brasileira de Remo devem se apresentar na próxima segunda-feira, dia 28, às 15h30, na sede da CBR, no Rio de Janeiro, para iniciar o processo de qualificação às competições internacionais deste ano. Eles terão um período de duas semanas de treinamento e avaliação, em remoergômetro e na água, antes de disputarem a seletiva interna, de 8 a 11 de maio, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

A preparação visa à formação e classificação dos barcos que tenham nível técnico para disputar etapas da Copa do Mundo e os campeonatos mundiais da temporada. Foram chamados atletas para compor quatro classes de barcos: Dois Sem (2-), Quatro Sem Peso Leve (4-PL) e Double Skiff Peso-Leve (2xPL) masculinos, e Single Skiff feminino (1xF).

A maioria (14 atletas) foi convocada com base nos resultados da Seletiva Nacional disputada em janeiro, em São Paulo, da qual não participaram os outros 11 integrantes da equipe (entre os quais Fabiana Beltrame e Beatriz Cardoso), que treinam na Seleção desde o processo seletivo de março de 2013.

A relação tem nove atletas Sub-23, incluindo os campeões sul-americanos da categoria Beatriz Cardoso (1xPL), Marciel Moraes e Felipe Soares (2xPL), e o medalhista de prata Guilherme Gomes (1xPL), que disputaram o campeonato continental semana passada, no Uruguai. O veterano é Anderson Nocetti, de 40 anos, que remará no Dois Sem com o companheiro de Botafogo (RJ) Ailson Eráclito, de 26.

O alvinegro carioca é o clube com mais convocados, tendo nove dos 16 atletas que treinam regularmente na Lagoa Rodrigo de Freitas, com seis do Flamengo e um do Vasco. Dos seis representantes de clubes gaúchos, cinco são do Grêmio Náutico União e um do Almirante Barroso. São Paulo tem três atletas na equipe, sendo dois do Pinheiros e um do Paulistano. A CBR providenciará passagens, alojamento e alimentação para os atletas de fora do Rio de Janeiro.

Relação dos convocados

2- (Dois Sem)

- Anderson Nocetti e Ailson Eráclito da Silva (Botafogo)
- Marciel Moraes Souza e Felipe Soares da Silva (Botafogo)
- Altenir Sartori Junior e Victor Ruzicki Pereira (União)
- Allan Scaravaglioni Bitencourt e Leandro Francisco Tozzo (União)
- Leonardo Cocci Mufatto e João Vitor dos Reis Zago (Pinheiros)

4- PL (Quatro Sem Peso-Leve)

- Celio Dias Amorim (Botafogo), Marcos Oscar Alves de Oliveira (Vasco), Thiago Almeida, Renato Cesar C. F. de Azevedo, João Hildebrando Borges Júnior (Flamengo)

2x PL (Double Skiff Peso-Leve)

- Diego Donizette Nazário (Botaofogo) e Willian Karllos Giaretton (Flamengo)
- Emanuel Dantas Borges e Guilherme Ricardo Gomes (Botafogo)
- Evaldo Mathias Becker Morais de Morais (União) e Ronaldo da Gama Vargas (Alm. Barroso)

1xF (Single Skiff)

- Fabiana Beltrame (Flamengo)
- Beatriz Cunha Tavares Cardoso (Flamengo)
- Bianca Miarka (Botafogo)
- Vitória Xavier Blanes (Paulistano)

Fonte: CBR