Jogadores que estão afastados devem ser negociados com o início do Brasileiro

Quarta-feira, 16/04/2014 - 10:52
comentário(s)

À margem dos companheiros que disputaram o título carioca até o último instante e sofreram com o gol irregular do Flamengo, domingo passado, estão seis jogadores afastados do Vasco há mais de três meses que ainda não encontraram um novo destino. Com o reaquecimento do mercado pelo início das Séries A e B, já neste fim de semana, a diretoria volta as atenções para as negociações sobre o pequeno grupo, que renova as perspectivas em meio à rotina isolada.

O goleiro Michel Alves, o lateral Nei, os zagueiros Rodolfo e Renato Silva, o volante Sandro Silva e o meia Enrico treinam durante a semana em São Januário em horários opostos ao elenco principal. Costumam folgar nos fins de semana - pelo menos desta obrigação de comparecer. Caminham por um estádio em silêncio e pisam no gramado quase sem movimentação. O motivo da decisão do clube é técnico e financeiro. Somados, custam mais de R$ 400 mil mensais. E já foi pior: Alessandro foi para o Náutico, e Wendel, que se desligou unilateralmente na Justiça, para o Sport. Desde dezembro o Vasco procura emprestar os que restam, mas não consegue. Muito em função do alto salário de nomes como Nei, que não aceita "se aventurar" para ganhar a metade, segundo relatos e prefere ter paciência. O fato é que o clube não pode forçá-los a sair, já que todos os contratos são regidos por multas de acordo com seu tempo restante.

- Estamos em contato constante com os representantes para que nos ajudem nessa recolocação no mercado. Agora temos uma boa chance com o Brasileiro novamente. Esse corte já estava previsto desde antes do meu retorno e tem a ver com a política de readequação financeira pela qual o clube precisou passar - explica diretor executivo Rodrigo Caetano.

A situação de Rodolfo e Enrico é mais simples, pois ambos estão com compromisso perto do fim. O zagueiro deixou um acordo encaminhado para a rescisão, mas ainda não fechou com o time europeu com o qual tratava desde fevereiro. Ele, inclusive, passou algumas semanas viajando e foi liberado das atividades. O meia, por sua vez, recusou duas ofertas durante o segundo semestre e optou pelo ostracismo. O que chama a atenção é que ambos não atuam há mais de um ano. No período, se recuperaram de lesões que prejudicaram ainda mais o interesse externos.

Enquanto isso, o clube tenta fazer sua parte, apesar do frequente atraso nos vencimentos. Oferece as mesmas condições para os atletas, até dobrando o horário de trabalho do preparador de goleiros Márcio Cazorla, que auxilia Carlos Germano com Martín Silva, Diogo e Jordi e treina Michel Alves sozinho. O ex-camisa 1 vive a expectativa de que uma sondagem de uma equipe da Série B se concretrize em breve. Como jamais foram colocados de lado antes na carreira, nenhum deles está confortável com a situação e se apoiam na família para não desanimar.

Caso não haja uma definição nas próximas semanas, há quem pense em aguardar a eleição do Vasco, que deve acontecer até agosto, para saber se um outro comando e, talvez, comissão técnica, quer aproveitá-los. Os contratos longos de Nei e Sandro Silva, por exemplo, foram obra do ex-diretor René Simões, que os convenceu com este atrativo. Ambos vinham em queda de rendimento e também não foram capazes de uma sequência com bom rendimento na Colina.

Quem pode se unir a este grupo é o atacante Romário, que deu adeus ao Boavista no início da semana em passagem apagada. Ele não deve ser aproveitado pelo técnico Adilson Batista e precisa ser emprestado mais uma vez. Aos 22 anos, estava antes pelo Arouca, de Portugal.

Lista de jogadores não aproveitados do Vasco:

Michel Alves - 32 anos - contrato até 31/12/2014
Nei - 28 anos - contrato até 28/01/2016
Renato Silva - 30 anos - contrato até 31/12/2014
Rodolfo - 31 anos - 30/07/2014
Sandro Silva - 29 anos - 28/02/2016
Enrico - 29 anos - 30/05/2014
Romário - 22 anos - contrato até 31/12/2015

Michel Alves pode fechar com um clube logo e, enfim, se livrar da incômoda situação



Fonte: GloboEsporte.com