Gerente de marketing fala sobre ação que recolheu mensagens dos torcedores para os atletas no 1º jogo da final

Segunda-feira, 14/04/2014 - 06:47
comentário(s)

No primeiro jogo da decisão do carioca, o Vasco usou a força da torcida para incentivar os jogadores. O Esporte Espetacular foi até São Januário descobrir como foi o processo que o clube incentivou a torcida a mandar mensagens de incentivo aos jogadores. Uma ideia que nasceu dentro do departamento de marketing vascaíno e que deu mais um impulso ao elenco cruzmaltino como atestam o zagueiro Rodrigo e o volante Guiñazu. (clique no vídeo e confira a reportagem completa)

- Essas mensagens nos fizeram muito bem... para nossos corações principalmente – fala o volante argentino Guiñazu.

A ideia foi do pessoal do marketing do clube e era simples participar. O torcedor escolhia um jogador e mandava a mensagem para ele através da página oficial do Vasco na internet ou pelas redes sociais do clube. A equipe então iniciava o processo de seleção e as mensagens foram escolhidas baseadas nos perfis de cada um dos jogadores.

- Por ser uma decisão, uma final de campeonato carioca, a gente queria motivar os nossos atletas de alguma maneira e nada melhor do que a gente colocar nosso torcedor em contato direto com o jogador. Aí a gente fez um trabalho em conjunto com todos os funcionários do marketing pra gente selecionar as mensagens dentro do padrão que a psicóloga do clube pediu. Eu estava no vestiário no momento em que eles leram e criou o impacto que a gente esperava, os jogadores se engajaram e criaram mais forças internas pra se dedicar dentro de campo. A gente teve uma aceitação muito legal da parte da torcida e foram mais de quarenta mil mensagens enviadas, mas a gente não quer banalizar a campanha e não vamos repetir para essa final – explica Bernardo Pontes, gerente-geral de marketing do Vasco.

A psicóloga do Vasco selecionou as mensagens, procurando entender o que motiva um ou outro atleta. Um recado de um familiar pode funcionar para um jogador mas despertar sentimentos negativos em outro. A escolha seguiu as orientações da psicóloga e foram selecionadas quinze mensagens para cada jogador, algumas de tom épico outras com apelo emocional.

- Essa iniciativa pegou todos os jogadores de surpresa, alguns até imaginaram que era mensagens da família e foi mais uma surpresa as mensagens serem dos torcedores. Eu por exemplo levei uma daquelas mensagens embora comigo – conta o zagueiro Rodrigo.



Fonte: GloboEsporte.com