Jogadores que passaram por Vasco e Urubu descartam favoritismo e revelam torcida

Domingo, 13/04/2014 - 09:41
comentário(s)

Há dez anos, Flamengo e Vasco faziam a decisão do Campeonato Carioca de 2004. A última final da competição estadual disputada entre os dois clubes. Melhor para o Rubro-Negro, que venceu os dois jogos e abriu caminho para um jejum dos cruz-maltinos que pode acabar esta tarde, às 16h. As duas equipes voltam ao Maracanã para protagonizar mais uma decisão. O palco está bastante mudado. A rivalidade, não. Há jogadores que tiveram a honra de vestir as camisas dos dois clubes e foram campeões dos dois lados. Alguns deles têm muita história de suas passagens por Flamengo e Vasco e revelaram por quem torcerão desta vez.

Volante nos tempos de jogador, Leandro Ávila foi tricampeão carioca pelos dois clubes. Pelo Vasco, em 1992, 1993 e 1994 - uma delas deixando o arquirrival como vice. Chegou à Seleção e, quando jogou pelo Flamengo, não ficou atrás. Conquistou os títulos em 1999, 2000 e 2001 - em três finais consecutivas contra o Cruz-Maltino. Atualmente auxiliar do Atlético-PR, diz que não está acompanhando o Carioca, mas espera que os times façam um espetáculo no Maracanã e preferiu ficar em cima do muro por tudo o que construiu na Gávea e em São Januário.

- No Vasco foi onde eu comecei, não torço nunca contra o Vasco. E no Flamengo deu tudo certo, com títulos, jogos como titular e muito carinho também. Os flamenguistas me param na rua até hoje. Sempre fui muito bem tratado nos dois e fica difícil torcer. Quero que seja um bom espetáculo e uma grande partida – disse Leandro Ávila.

O ex-jogador fez um alerta para o Flamengo por causa da eliminação na Taça Libertadores, na última quarta-feira. Ele diz que, se o Vasco for campeão, a torcida rubro-negra vai “virar bicho”.

- Quando se conquista um título ou uma classificação na Libertadores, acontece um relaxamento natural. No caso da eliminação, agora só tem a final do Carioca para focar. É meio em cima, mas se o grupo estiver forte eles vão querer muito ganhar. E o Flamengo é osso duro de doer em final. Se perder, a torcida vai virar bicho com esse semestre ruim.

Com ligação mais profunda com o Flamengo, Petkovic, que foi técnico do time sub-23 do Atlético-PR no estadual deste ano, acha que o time de Jayme vai sentir a recente queda na competição continental. Ainda assim torce pela recuperação psicológica dos atletas. Ele fez o gol do tricampeonato estadual, em 2001, e foi o maestro da conquista do Brasileiro de 2009. No Vasco, ganhou a Taça Guanabara de 2003 e foi responsável por evitar o rebaixamento, em 2004 (veja no vídeo).

- Tenho amigos com quem joguei no Flamengo lá ainda. No Vasco conheço as pessoas, mas ninguém que está lá é meu amigo, mas tenho carinho pelo clube. Por isso tudo, quero que o Flamengo ganhe. Se fui amado pelas duas torcidas, fico feliz. Acho que, sobre o jogo, o baque da Libertadores foi ruim para o Flamengo e pode fazer diferença, mas espero que eles superem isso, porque no futebol depende muito do espírito com que você entra em campo - acredita.

O lateral-esquerdo Ramon, do Besiktas, assume sua torcida pelo Flamengo na final. Campeão da Copa do Brasil pelo Vasco em 2011, foi contratado pelo Corinthians e emprestado ao Flamengo em 2012, onde não teve brilho. Mas o Rubro-Negro, segundo ele, é seu time de coração, para onde pretende voltar em algum momento da carreira.

- Sou grato ao Vasco. Foi o time que me fez ser o jogador que sou hoje. É um clube muito grande e tenho muito respeito. Mas hoje estou fora do Brasil e posso falar. Espero que o Flamengo vença. Nunca escondi que é o meu time de coração. Espero que essa vitória possa dar um alívio depois da eliminação na Libertadores. Ainda tenho amigos lá no Flamengo. Infelizmente não joguei tudo o que queria e podia no meu clube de coração. Espero um dia voltar, mais maduro, e ser campeão pelo Flamengo – afirmou Ramon.

Tita foi crucial na penúltima conquista de título do Vasco sobre o Flamengo, em 1987 (confira o vídeo), ao marcar o gol da vitória por 1 a 0. Ele, que não agradou à torcida vascaína como técnico, em 2008, iniciou a carreira no Flamengo e também teve momentos de glórias pelo Rubro-Negro no Carioca: tricampeão (1978, 1979 e 1981). As três decisões foram contra o Cruz-Maltino. O ex-jogador acredita que o Fla seja o favorito, por possuir a vantagem do empate.

- Eu não vou torcer para ninguém. Depois que nós viramos profissionais, fica mais difícil esse tipo de coisa. Eu vou ver o jogo, mas como espectador neutro. Eu não torço mais. Esse jogo é especial pela sua intensidade, é um confronto muito difícil. O ponto ruim dessa final é a baixa média de público. Fui na semifinal entre Vasco e Fluminense, outro dia, e só deu nove mil, por aí. Eu vivi bons momentos nos dois clubes, espero que seja um bom jogo. O Flamengo tem essa vantagem, o que é muito importante - disse Tita.

O ex-zagueiro Válber conseguiu a façanha de atuar nos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. No Vasco, esteve presente nos times campeões do Brasileiro, em 1997, e do Carioca e Libertadores, no ano seguinte. No Flamengo, conquistou o estadual em 1996. Ele relembra como momento marcante o seu gol de cabeça em uma vitória rubro-negra sobre o rival em 1995.

- Um episódio legal que eu lembro foi um gol de cabeça que fiz no Carioca. Foi uma vitória do Flamengo sobre o Vasco, por 4 a 2, em 1995. Esse momento foi muito marcante para mim. Mas eu tenho boas lembranças vestindo as duas camisas. É um clássico diferenciado. Tive o prazer de jogar pelas duas equipes. Por isso, vou torcer para o bom futebol.

A bola rola às 16h deste domingo. Só a vitória interessa ao Vasco, e o empate basta ao Flamengo. A Rede Globo transmite a partida para RJ, ES, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O Premiere e Premiere HD exibem para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.



Fonte: GloboEsporte.com