Ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho comenta lances polêmicos do clássico

Segunda-feira, 07/04/2014 - 10:19
comentário(s)

A discussão sobre os erros e acertos do árbitro Rodrigo Nunes de Sá no primeiro clássico da final do Campeonato Carioca ainda vai dar pano para manga. Diante das polêmicas sublinhadas pelos presidentes de Vasco e Flamengo, que criticaram sua atuação em entrevista após o empate em 1 a 1, no Maracanã, Arnaldo Cezar Coelho também fez sua análise tanto dos lances em questão quanto do desempenho do homem do apito. E foi mais um a engrossar o coro de reprovação a seu trabalho.

O comentarista da TV Globo apontou que a abertura para o diálogo com os jogadores foi a maior falha do árbitro, que acabou perdendo o controle da partida. Ao mesmo tempo, também não viu com bons olhos o exagero dos clubes, que considerou "uma pressão para o segundo jogo".

- Os dois presidentes usaram um artifício muito comum, que é já pressionar o juiz do próximo jogo para o seu lado. O árbitro realmente não foi feliz, porque permitiu a falação, deu muita conversa. Quando começa a discutir com jogador, provoca esse exagero nas reclamações. Os cartões servem para coibir isso. E depois também ele usou critérios errados. Demorou a dar os amarelos e de forma exagerada em alguns casos, o que irritou os jogadores. Quando tinha que dar antes, não deu. Poderia ter expulsado o Everton Costa (do Vasco) antes. Mas não comprometeu o resultado. A chiadeira é para ambientar a final - acredita Arnaldo.

01
FALTA NO GOL DO VASCO

Arnaldo ressaltou que, embora tenha sido um erro não marcar a falta de Everton Costa no goleiro Felipe, não foi simples ver o lances antes da repetição nas câmeras. Somente com a imagem de dentro do gol é que a irregularidade ficou clara, segundo o ex-árbitro. Rodrigo Nunes de Sá, então, está absolvido. Mas o auxiliar de linha de fundo, não. Para Arnaldo, era obrigação dele avisar que o camisa 1 rubro-negro teve sua movimentação na pequena área limitada.

- A regra diz que, na pequena área, o goleiro não pode ser impedido de se mexer. Nesse caso, o salto dele foi atrasado pelo jogador do Vasco. Durante o lance, poucos notaram. É difícil. Mas deveria ser apontado pelo fiscal, que está ali para isso.

02
EVERTON COSTA, O VILÃO

Personagem do clássico, Everton Costa deu trabalho para a arbitragem. Primeiro, levou cartão amarelo pela simulação de um pênalti. Depois, puxou Gabriel e poderia ter sido expulso no começo da segunda etapa. Mas Rodrigo Nunes aliviou, mesmo com a reclamação dos rubro-negros. Em seguida, em uma falta aparentemente leve, levou o vermelho. Aí foi a vez de os vascaínos partirem para cima. O critério utilizado foi alvo de crítica de Arnaldo.

- Existe esse negócio de compensar, que é errado. Ele deveria ter sido expulso antes, sim. Mas usar isso como motivo de revolta é complicado. Ninguém, numa situação dessa, critica o técnico por uma substituição. O árbitro estava abalado emocionalmente desde o início. O jogo foi mais difícil do que ele imaginava. Apitou com atraso e não conseguiu fugir das reclamações.

03
CAMISA ARRANCADA

Uma cena inusitada também ficou marcada no clássico. O lateral André Rocha, do Vasco, foi capaz de tirar a camisa do zagueiro Samir, do Flamengo, na movimentação da área. Como a falta ainda não havia sido batida, nada foi marcado, mas o jogador cruz-maltino recebeu o cartão amarelo. O técnico Adilson Batista disse que o rival tirou a própria camisa. Arnaldo Cezar Coelho concordou com a decisão, mas lamentou a situação ridícula.

- Eu nunca tinha visto isso. É lamentável. É o retrato do agarra-agarra. Na Europa, se virem, vão fazer piada. Ninguém aceita lá. Só aqui mesmo para o jogador chegar a esse nível num lance.

04
PUXÃO TRADICIONAL

Jogada semelhante aconteceu com Samir e Rodrigo, só que o zagueiro do Flamengo esteve do outro lado. Puxou claramente a camisa do adversário, que não subiu para cabecear. Para o comentarista da TV Globo, o pênalti poderia ter sido marcado, mas lances assim viraram corriqueiros no futebol brasileiro e são facilmente evitados com advertências antes de a bola subir.

- Os árbitros estão cometendo um erro muito grande. Pela regra, pode dar o cartão antes. E deveria ter marcado se viu. No jogo do Santos (pela semifinal do Paulistão) houve uma jogada igual. E foi marcada a infração.

Fonte: GloboEsporte.com