Remo: Vaval foi homenageado pela Frerj no último domingo

Sexta-feira, 04/04/2014 - 11:41
comentário(s)

Competidor desde o ano de 1981, Oswaldo Kurster Neto, o "Vaval", foi homenageado no último final de semana pela Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ) durante a Primeira Regata do Estadual. O remador vascaíno, que acumula títulos brasileiros e internacionais, recebeu um troféu após vencer a prova "Double Skiff" masters por sua grande e vitoriosa trajetória no esporte.

- Tenho que agradecer a FRERJ na figura do presidente Paulo Roberto de Carvalho, que rema conosco lá no Vasco. É uma homenagem para atletas que conquistaram resultados importantes no Rio de Janeiro e também no Brasil. Foi um motivo de muito orgulho e satisfação receber esse prêmio. Serviu para coroar minha história de 33 anos dentro do Vasco da Gama - declarou Vaval.

Ao lado de Benilton Alves Barbosa, Oswaldo Kurster conquistou a única medalha de ouro do Vasco na competição realizada no último final de semana. O remador acredita que a vitória na Primeira Regata não será a única do cruz-maltino na temporada.

- Ano passado ganhamos o Campeonato de Master e nosso objetivo neste ano é repetir esse feito. Fizemos uma dobradinha na Primeira Regata e começamos bem. Conseguimos abrir uma vantagem para as próximas cinco regatas. Temos uma expectativa grande em relação ao Master. Nosso grupo está ficando, pois alguns atletas retornaram. Hoje temos quantidade e qualidade no time de Masters - declarou o remador.

Além de vencer várias regatas do estadual, Vaval foi campeão brasileiro em nove anos (1983, 1984, 1987, 1992, 1997, 1998, 1999 e 2000) e Sul-Americano em três oportunidades (1986, 1988 e 2002). Além disso, o lendário remador possui quatro participações em Jogos Panamericamos e duas Olimpíadas. Em entrevista ao site oficial, o atleta relembrou alguns momentos vividos no clube de São Januário.

- Fico feliz por ter conseguido completar 33 anos como remador do Vasco. Tudo que conquistei foi representando esse clube. Minha história começou em 1981. Foi nesse ano que comecei a competir regularmente. Fiz parte de uma geração inesquecível do Vasco, que foi a de 1982. Esse time conseguiu quebrar uma sequência de títulos do Flamengo. É por conta do título conquistado naquele ano que o Vasco ainda possui o recorde de títulos consecutivos. Eu fui agraciado por fazer parte dessa equipe de 1982. Outro título emblemático foi o de 1999, ano do centenário do clube. O Vasco foi campeão de terra e mar. Também venci o Brasileiro pelo Vasco e participei de algumas competições importantes com a Seleção. Para mim é motivo de satisfação defender o Vasco. Eu procuro sempre honrar as tradições do clube - afirmou o vitorioso atleta.

O Vasco do lendário Vaval voltará a competir no próximo dia 13 de abril na primeira etapa na Regata Remo do Futuro. O Gigante da Colina foi o grande campeão desta competição organizada no ano passado. O excelente desempenho dos jovens vascaínos foi bastante comemorado pelo experiente atleta.

- A Regata Remo do Futuro é uma iniciativa nova e que dá a chance dos mais novos entrarem num ritmo de competição. O Vasco tem feito bonito e demonstrado uma renovação. Alguns valores oriundos desta Regata já estão competindo no time profissional. É preciso tempo para formar um atleta de elite. Demora mais ou menos dez anos. É um trabalho de formiguinha. Acho importante o Vasco investir neste trabalho - disse Vaval.



Fonte: Site oficial do Vasco