Devido a punições, Vasco só atuará em São Januário pelo Brasileiro da Série B após a Copa do Mundo

Sexta-feira, 21/03/2014 - 09:02
comentário(s)

A atitude inconsequente de marginais, no dia 8 de dezembro do ano passado, na partida entre Atlético-PR e Vasco, na Arena Joinville (SC), fará com que os torcedores cruzmaltinos de bem se despeçam de São Januário neste domingo, às 16h, contra o Duque de Caxias, pela Taça Guanabara. A ausência perdurará durante os próximos quatro meses em função das semifinais do Campeonato Carioca, que acontecerão no Maracanã, da Copa do Mundo e, principalmente, por conta da barbárie promovida na cidade catarinense, que causou a punição do clube nos seis primeiros jogos em que é mandante na Série B do Campeonato Brasileiro.

Seguindo a regra estabelecida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Gigante da Colina atuará com os portões fechados em São Januário contra América-MG, dia 19/4, Atlético-GO, dia 3/5, e Oeste, dia 10/5. Os outros três terão que ser disputados a, pelo menos, 100 quilômetros de distância da sede e o clube escolheu o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), como o local a receber as partidas diante da Portuguesa, em 31/5, Santa Cruz, em 15/7, e América-RN, em 19/7.

Neste período sem torcedores, São Januário servirá como local de treinamentos da Fifa na Copa do Mundo e deverá ganhar algumas benfeitorias da entidade, assim como aconteceu na Copa das Confederações de 2013, quando o estádio também serviu de sede, inclusive recebendo seleções como Espanha, Itália e México, e acabou ganhando novas traves e demais materiais modernos de trabalho.

O Vasco, anteriormente, havia tido uma punição maior, que envolvia os oito primeiros jogos como mandante, sendo quatro com portões fechados. No entanto, em julgamento em segunda instância no Pleno, em fevereiro deste ano, o clube conseguiu diminuir o gancho assim como o Atlético-PR, que agora terá que cumprir nove jogos, sendo quatro com portões fechados.

Organizada saúde membros que foram soltos

A Força Jovem, organizada vascaína que teve um grande número de membros envolvidos na briga em Joinville (SC), comemorou em sua rede social a soltura de Leone Mendes da Silva e Arthur Barcelos Lima Ferreira, que tiveram suas prisões preventivas revogadas na última quarta-feira:

"Mais dois integrantes estão em liberdade! Sejam bem-vindos! Suas famílias te esperam! Muita saúde e paz! Falta pouco para a maior família do mundo ficar completa novamente! Liberdade já!", disse a postagem, que usou bastante o termo "família", expressão utilizada pela organizada para subdividir suas sedes.

A dupla, assim como Jonathan Fernandes dos Santos, que havia sido solto no último dia 27 de fevereiro, responderá agora ao processo em liberdade tendo que cumprir medidas cautelares. Eles serão julgados pelos crimes de homicídio simples, furto e dano qualificado.

Fonte: UOL

Nota da NETVASCO: O Vasco pode jogar em São Januário pela Copa do Brasil já em 16 de abril, caso não vença o Resende por 2 gols de diferença, fora de casa, em sua estreia na competilção.