Compare os números de Edmilson e Fred, goleadores de Vasco e Fluminense

Domingo, 16/03/2014 - 05:43
comentário(s)

Os rivais Fluminense e Vasco duelam neste domingo às 18h30, no Maracanã, em clássico que pode definir a segunda colocação da primeira fase do Carioca. Nesta partida, os atacantes Fred e Edmilson fazem duelam para mostrar quem pode mais na competição. De um lado, o tricolor, consagrado, titular da seleção brasileira, mas que pouco fez neste Estadual. Do outro, o vascaíno que busca espaço no cenário nacional, artilheiro do campeonato, tentando estender a boa fase.

Fred, que desfalcou o Flu em várias rodadas por causa de lesão muscular na coxa e por convocação para a seleção, marcou apenas dois gols em sete jogos disputados no Carioca, com média de 0,29. Edmilson, que teve uma boa sequência no Vasco desde que foi contratado no ano passado, fez sete gols em 13 jogos, com média de 0,53.

Edmilson leva vantagem no quesito bola na rede, os dois centroavantes tem números bem parecidos, mas o vascaíno é mais eficiente na maioria dos fundamentos neste carioca, segundo as estatísticas da Footstats. Nas finalizações, por exemplo, Fred tem média de 3,0 por jogo contra 2,5 do vascaíno, que, no entanto, acerta mais a bola no o gol: 48,5% a 42,9%. Nos dribles, desarmes e cruzamentos, o vascaíno também é melhor.

A superioridade nos números, porém, não faz o experiente Edmilson contar vantagem sobre Fred. Muito pelo contrário. O atacante do Vasco demonstra respeito ao adversário deste domingo e até faz uma brincadeira para que o camisa nove do Tricolor não balance as redes no Maracanã.

"O Fred é um excelente jogador, atacante de seleção, artilheiro como eu venho sendo. É famos , querido pela torcida do Fluminense e vai nos ajudar muito na Copa. Mas é melhor fazer gol só na seleção. Domingo, não", disse, aos risos, Edmilson, que atualmente divide a artilharia do Carioca com Alecsandro, do Flamengo, e Carlinhos, do Madureira.

"Estou confiante e quero essa artilharia. Passei dez anos fora (no Japão) e muita gente não me conhecia, achava que eu não sabia jogar. Vivi muita coisa lá fora e sei do meu potencial. Pude mostrar um pouco do que sou capaz no ano passado e agora quero evoluir mais. A cada dia que passa tento melhorar com os pés no chão e com humildade. Sei que posso ajudar o Vasco".

Recuperado de lesão e tentando voltar à melhor fase a três meses do início da Copa do Mundo, Fred espera reencontrar os frequentes gols pelo Fluminense e audar a sua equipe no duelo deste domingo.

"Meu início foi um pouco mais para trabalhar devido às coisas do ano passado. Para falar bem a verdade, faz parte do processo de jogos e trabalho. Tenho certeza que domingo será muito bom. Me sinto melhor. A parte técnica, física e os jogos ajudaram. É claro que atacante vive de gols. Com todo o esforço e com a minha dedicação, que começou há quatro meses, sei que a hora vai chegar. Estou muito confiante para este jogo", afirmou Fred, que tem frequentado uma igreja evangélica nos últimos meses no Rio de Janeiro.

"Sempre fui para igreja, em alguns momentos mais, em outros menos. Não tem nada relacionado à Copa do Mundo, a fazer gol pelo Fluminense ou a não me machucar. É só meu coração, é uma coisa da minha fé, que me faz bem. Me deixa em paz. Automaticamente todas essas coisas que citei são beneficiadas".

Neste domingo, Edmilson e Fred são os principais responsáveis por fazer os gols no Maracanã e ajudarem as suas equipes na briga pela segunda posição do Carioca, que dá a vantagem de dois empates nas semifinais do Estadual. Faltando duas rodadas para o fim, o Fluminense está em segundo lugar, com 27 pontos, enquanto o Vasco é o terceiro colocado, com 25 pontos.

Veja a abaixo os números de Edmilson e Fred no Carioca (Fonte: Footstats):

EDMILSON (12 jogos) FRED (7 jogos)

Gols: 7 (média de 0,53) 2 (média de 0,29)

Finalizações: 33 (média de 2,5) 21 (média de 3,0)

Finalizações certas: 48,5% 42,9%

Dribles: 11 (média de 0,8) 5 (média de 0,7)

Dribles certos: 72,7% 40,0%

Cruzamentos: 10 (média de 0,8) 1 (média de 0,1)

Desarmes: 14 (média de 1,1) 2 (média de 0,3)

Passes: 216 (média de 16,6) 137 (média de 19,6)

Passes certos: 85,6% 85,4%

Faltas recebidas: 16 (média de 1,2) 11 (média de 1,6)

Faltas cometidas: 19 (média de 1,5) 5 (média de 0,7)

Fonte: ESPN.com.br