História de vascaíno de 100 anos que foi ver jogo do time no Japão vira capítulo de livro

Domingo, 16/03/2014 - 10:02
comentário(s)

O pai da escritora e psicóloga Dina Frutuoso morreu pouco antes de completar 100 anos. Para homenageá-lo, ela decidiu escrever o livro “100tenários”, que será lançado amanhã, às 10h, na Livraria Gutenberg.

O livro reúne os causos de vida de 13 idosos que ultrapassaram a barreira dos três dígitos de idade. Há ainda no trabalho a trajetória do pai da autora e de uma senhora que morreu aos 98 anos, totalizando 15 personagens.

— Meu pai era um português que adorava o Brasil. Já estava nos meus planos escrever um livro para e sobre ele no ano de seu centenário. Infelizmente, ele morreu antes, mas eu mantive a ideia, como forma de homenagem póstuma — conta Dina, explicando o porquê de também ter incluído uma senhora que não chegou a completar 100 anos. — Dedico um capítulo inteiro a uma ex-vizinha minha que morreu aos 98 anos, mas que tem uma história de vida linda.

Além deles, há um senhor que quis uma festa de 100 anos igual a de um casamento para o qual foi como convidado; um baiano de família rica que perdeu tudo na guerra, inclusive o filho, que ele teve de reconhecer no necrotério; outro baiano, torcedor do Vasco, que foi ver um jogo do time no Japão; uma italiana que já ganhou na loteria e dançou tarantela na sua festa de 100 anos; e uma senhora que lia O GLOBO todos os dias só para acompanhar a carreira do jogador Zico.

A Livraria Gutenberg fica na Rua Moreira César 211, lojas 101 e 118, Icaraí. Entrada gratuita. Mais informações pelos telefones 2620-3868 e 2714-1727.

Fonte: Globo Online