Basquete Base: Mirim do Vasco mira o título estadual em 2014

Sábado, 08/03/2014 - 11:54
comentário(s)

Após um breve recesso para o período de Carnaval, as equipes de basquetebol de base do Vasco da Gama se reapresentam na próxima segunda-feira (10/03), em São Januário, para as últimas semanas de treinamentos antes do Campeonato Estadual, que começa no dia 22 de março. E uma das equipes do clube que mais atraem expectativas quanto ao rendimento na competição é a mirim (sub-13). A estreia do time será no dia 23 (domingo), contra o Central, às 9:30h, em São Januário (ginásio do Forninho). Após apresentarmos os preparativos da categoria juvenil (sub-19), o Blog CRVG - Em Todos os Esportes dá prosseguimento à série de reportagens e agora apresenta a equipe mirim. Nas próximas semanas ainda apresentaremos as equipes sub-12, sub-14 e sub-17, além de, quando o Campeonato estiver mais próximo, mostrar os detalhes, como fotos e outras informações, de todos os jogadores do Vasco que jogarão a competição.

No ano passado, quando já prometia um bom desempenho, a equipe teve uma colocação razoável ao término do Estadual, ficando em quarto lugar na classificação final e sendo eliminado na semifinal pelo Tijuca Tênis Clube, que viria a ser campeão invicto. Todavia, deixou a desejar, afinal o objetivo era pelo menos chegar à final. Ainda mais depois do ótimo desempenho no primeiro turno, quando os vascaínos só perderam uma partida (justamente para o Tijuca), vencendo todos os outros adversários. Porém, o time teve uma queda brusca de desempenho no segundo turno, o que levou a terminar a primeira fase em quarto lugar. O Vasco voltou a apresentar um bom basquetebol na reta final, o que ficou nítido com a categórica vitória sobre o Flamengo nas quartas de final, eliminando o bom time do Rubro-Negro por 2 a 0 na série melhor de três jogos, vencendo tanto em São Januário quanto na Gávea. Mas a queda no returno teve um preço caro: cruzar logo na semifinal com o fortíssimo time do Tijuca, que foi rigorosamente imbatível ao longo da competição, tendo como principal trunfo para tal dois pivôs com altura muito acima da média da categoria (jogadores com mais de 2 metros de altura com apenas treze anos de idade). De qualquer maneira, o Vasco melhorou substancialmente o seu desempenho em relação ao ano anterior, quando ganhou poucos jogos e terminou em sétimo lugar.

Agora, em 2014, o treinador David Gaglianone conta com uma equipe ainda mais forte para ir em busca do título estadual do mirim, que o Vasco não conquista desde 2003. Embora lamente a perda de algumas peças importantes por terem estourado a idade (completam 14 anos neste sábado), como o ala Pedro e o pivô Matheus, o Vasco trouxe importantes reforços de outras equipes: o armador Caio Veríssimo (flho de Jorge Veríssimo, membro do Conselho Deliberativo do Vasco), que teve bom desempenho do ano passado com a camisa do Municipal; Pedro Lucas, que veio do Jequiá e ainda é da categoria pré-mirim, uma vez que completa apenas doze anos em 2014; e, vindos da Liga Jarepaguá de Basquetebol, o armador Ramon (ainda pré-mirim), o ala Gabriel e o pivô Ricardo. Vale ressaltar que este projeto é comandado por Domingos Roque Filho, o Mingão, pivô que conquistou diversos títulos com a camisa do Vasco nos áureos tempos do basquete cruz-maltino. Foi ele o responsável pela chegada desses atletas para reforçar o Vasco, com os três tendo jogado o Circuito Estadual Pré-Mirim do ano passado, apresentando bom desempenho, o que despertou o interesse da comissão técnica do Vasco. Também chegou para compor elenco Yan, que, curiosamente, é primo do Luan, zagueiro do futebol profissional do Vasco.

Não podemos deixar de ressaltar jogadores que já compuseram a base dos times pré-mirim e mirim nos últimos anos e que ainda não estouraram a idade. Como principal destaque nesta situação está o armador Thiago Lucas Franco, principal destaque do time mirim nos últimos anos mesmo com idade bem abaixo do limite da categoria. Emblema disto é o fato de ser o principal cestinha de três pontos do sub-13 nos últimos três anos, além de sempre figurar com destaque na lista de pontuadores. Thiago também se destaca numa categoria ainda mais acima, o sub-14, além de ser a principal figura no bicampeonato estadual do pré-mirim (sub-12), nos últimos dois anos. Finalmente este é o seu último ano de mirim, isto é, completa treze anos em 2014, e espera-se que apresente um basquetebol ainda melhor neste ano.

Outro que já está há muitos anos no Vasco e jogando na categoria mirim mesmo com idade bem abaixo é o ala João Pedro Abreu. Ele completa 12 anos em 2014 e, portanto, ainda disputará o Circuito Estadual Pré-Mirim, no qual o Vasco buscará o tricampeonato consecutivo. Com anos de experiência jogando contra adversários mais fortes fisicamente e mais experientes, também espera-se que ele eleve o seu nível de basquetebol de 2014, contribuindo para que o Gigante da Colina apresente um time forte e brigue pelo título Estadual da categoria sub-13. Outro jogador desta base que vem jogando há muito tempo no Vasco é o armador Igor Gabriel, mas este deixou o clube rumo ao Flamengo.

O Flamengo tem uma boa base que conquistou o pré-mirim (dividido com o Vasco) no último ano, além de alguns bons reforços pontuais. Logo, também é visto como um candidato ao título. O Tijuca perdeu o principal trunfo do time campeão invicto em 2013: os pivôs de mais de 2 metros de altura subiram de categoria, o que enfraqueceu o time mirim. Clubes como Fluminense, Central e ABIG também costumam apresentar bons times na categoria. Entretanto, em princípio, o Vasco pode ser apontado como um dos candidatos ao título. Só o decorrer do Campeonato poderá dar informações conclusivas sobre a qualidade dos times participantes.

A palavra do treinador: David Gaglianone

Ao centro com a prancheta, David orienta seus jogadores do time pré-mirim em 2013

O treinador David Gaglianone, que treina as equipes pré-mirim, mirim e sub-14, falou ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes sobre a preparação do time sub-13 para o Estadual deste ano. Ele ressalta que o time mudou bastante em relação ao ano anterior e elogia os reforços que chegaram de outros times. Além disso, ele deixa claro qual é o objetivo para o Estadual. Confira abaixo, na íntegra, o que disse o treinador, que comandou o time pré-mirim do Vasco no bicampeonato do Circuito Estadual (2012-2013):

- A equipe sub-13 vai mudar bastante em relação ao ano passado. Chegaram bastantes garotos novos, três meninos do Jacarepaguá, um menino do Jequiá, um do Municipal. Conseguimos pelo menos um seis novos meninos que vêm para jogar. Pode ser que isso seja uma melhora na nossa equipe. Perdemos o Igor, que era uma peça importante, mas trouxemos uns garotos que também acho que vão ajudar muito na equipe. Vamos ver se conseguimos melhorar os resultados, chegar a uma final para disputar o título. Chegaram para o mirim três garotos do Jacarepaguá, um armador, um lateral e um pivô: Ramon, Gabriel e Ricardo. Gosto muito dos três, o Ramon ainda é pré-mirim, gostei de vê-los treinando no início de temporada, estão se adaptando ao nosso estilo de jogo, ao que a gente pede. Do Jequiá chegou o Pedro Lucas, de quem eu gosto, já jogou comigo pré-mirim aqui, em 2011, saiu por morar afastado do clube, e agora está voltando para jogar no mirim. O outro menino é o Caio Veríssimo, que veio do Municipal. Desde o ano passado estamos tentando, mas esse ano já está treinando com a gente. Vai somar muito não só no sub-13, mas também no 14. O objetivo é o título, se entrar no Campeonato com o objetivo de perder o menos possível estamos entrando com a ideia errada. Vamos trabalhar para isso.

Confira as equipes participantes e a tabela detalhada de jogos:

Equipes participantes: Vasco da Gama, Flamengo, Fluminense, Tijuca, Botafogo, Club Municipal, ABIG (Associação Amigos do Basquete da Ilha do Governador), Clube Central e ABEQT (Associação Brasileira de Esportes de Quadra de Teresópolis)

23/03 - 09:30h: Vasco da Gama x Central (local: São Januário)
30/03 - 9h: Vasco da Gama x Fluminense (local: São Januário)
13/04 - 10h: ABEQT x Vasco da Gama (local: Clube Comary, em Teresópolis)
27/04 - 9h: Vasco da Gama x Tijuca (local: São Januário)
03/05 - 13h: Municipal x Vasco da Gama (local: Club Municipal)
18/05 - 9h: Vasco da Gama x Flamengo (local: São Januário)
25/05 - 9:30h: ABIG x Vasco da Gama (local: Jequiá Iate Clube)
01/06 - 9h: Vasco da Gama x Botafogo (local: São Januário)
06/07 - 9:30h: Central x Vasco da Gama (local: Corpo de Bombeiros de Charitas, em Niterói)
13/07 - 9h: Fluminense x Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
27/07 - 10h: Vasco da Gama x ABEQT (local: São Januário)
02/08 - 14h: Tijuca x Vasco da Gama (local: Tijuca Tênis Clube)
17/08 - 9h: Vasco da Gama x Municipal (local: São Januário)
23/08 - 11h: Flamengo x Vasco da Gama (local: Gávea)
31/08 - 9h: Vasco da Gama x ABIG (local: São Januário)
14/09 - 9h: Botafogo x Vasco da Gama (local: General Severiano)

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco