Técnicos se mobilizam e reivindicam direito de arena, regulamentação de férias e seguro-saúde

Segunda-feira, 03/03/2014 - 02:54
comentário(s)

A criação do Bom Senso foi o primeiro passo dado pelos jogadores de futebol para ter suas reivindicações atendidas. Agora é a vez de os treinadores gritarem contra o sistema. Por meio da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, Felipão, Parreira, Gilson Kleina, Leão, entre outros, exigem uma série de mudanças.

Com o apoio do deputado federal José Rocha (PR-BA), os treinadores conseguiram a criação de um projeto de lei que pretende protegê-los. Se aprovado, o projeto prevê obrigatoriedade do registro do contrato na CBF, período mínimo do contrato, formas de indenização, extensão do direito de arena, formação de uma escola de treinadores, regulamentação de férias, entre outras coisas.

Hoje, a Federação Brasileira de Treinadores conta em sua estrutura administrativa com Zé Mário, Vágner Mancini, Dorival Júnior, Falcão, Caio Junior, Adilson Batista, Alfredo Sampaio, Ney Franco, Alexandre Gallo, Gilson Nunes e Emerson Leão.

Já o Conselho Consultivo é composto por Luiz Felipe Scolari, Zico e Carlos Alberto Parreira. Já Geninho, Gilson Kleina, Toninho Cecílio, Oswaldo de Oliveira, Estevam Soares, Marcelo Veiga, Guto Ferreira, Wagner Lopes, Ricardinho, Fernando Diniz, Giba, Pintado, Hélio dos Anjos, Roberto Fonseca, Oswaldo Alvarez, Márcio Bittencourt, Marcelo Martelotte, Geraldo Delamore e Dado Cavalcanti também apoiam a causa.

AS REIVINDICAÇÕES:

obrigatoriedade do registro do contrato de trabalho na CBF (Confederação Brasileira de Futebol);
período mínimo do contrato;
formas de indenização;
extensão do direito de arena para a categoria;
formação de uma escola de treinadores;
regulamentação de férias e jornada de trabalho;
participação da categoria nos tribunais esportivos;
seguro obrigatório de saúde;

Fonte: Blog do Jorge Nicola - IG