Futsal: Gerente Marco Bruno dá detalhes sobre o novo time adulto do Vasco

Quinta-feira, 27/02/2014 - 11:20
comentário(s)

A equipe adulta de futsal do Vasco da Gama está treinando desde o dia 03 de fevereiro, quando os jogadores se apresentaram. O time vascaíno é bem jovem, sendo composto em sua maioria por jogadores recém-saídos da categoria de sub-20, além de alguns atletas que ainda tem idade de juvenil e alguns reforços pontuais. Os vascaínos se preparam para o Campeonato Carioca, que se iniciará em abril, mas ainda não tem equipes participantes e nem fórmula de disputa definidas.

Os recursos são pequenos e são direcionados fundamentalmente para pagar ajudas de custo aos atletas do time. Outra informação importante é que o trabalho será integrado ao sub-20, inclusive com a mesma comissão técnica, liderada pelo experiente treinador Marcelo Akra. O Vasco não tinha time adulto próprio de futsal desde o primeiro semestre de 2012 - portanto, há dois anos -, quando, no Carioca, teve uma campanha vexatória e terminou como a pior equipe dentre os nove participantes, com apenas uma vitória e várias goleadas sofridas. Em 2012, a ADDP/Cabo Frio foi campeã nos dois semestres, e será o único time fluminense na Liga Futsal, campeonato nacional do Brasil e um dos mais fortes do mundo. A equipe cabofriense é a única em regime profissional atualmente no futsal do Rio, que vive uma grave crise nos últimos anos, o que pode ser constatado a partir do baixíssimo número de equipes nos campeonatos estaduais dos últimos anos, girando em torno de seis.

Vale ressaltar que o Vasco da Gama é o único clube do Rio de Janeiro a ter equipes - e disputar competições oficiais - em todas as categorias: sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e adulto, todas elas exclusivas do clube e treinando em São Januário. No Campeonato Estadual (no segundo semestre do ano passado), o clube obteve bons resultados em todas as categorias (o adulto participou em parceria com o Corrêas, de Petrópolis, que forneceu os jogadores): campeão no sub-7, sub-9 e sub-15, vice-campeão no sub-11, sub-17 e adulto e eliminado na justiça desportiva no sub-13 e sub-20 após se classificar à final em ambas as categorias. O orçamento é bastante enxuto e o Vasco ainda está longe das principais equipes do futsal do Brasil atualmente, mas o objetivo do Vasco é claro: que esse projeto, iniciado com o resgate do time adulto em São Januário, culmine no curto-médio prazo com o returno do clube à elite do salão brasileiro, participando da Liga Futsal.

Para saber detalhes sobre a formação desse time adulto, o Blog CRVG - Em Todos os Esportes, conversou com o gerente do Departamento de Quadra e Salão do Clube, Marco Bruno (foto), experiente salonista que, por exemplo, participou da montagem do estelar time adulto cruz-maltino que foi campeão brasileiro e vice-campeão sul-americano em 2000. Confira abaixo a entrevista, na qual ele conta, por exemplo, que o Vasco foi convidado para disputar o torneio Rio-São Paulo-Minas, que provavelmente começará em maio.

Como se deu a formação dessa equipe adulta do Vasco?

- É importante começar dizendo que o futsal do Rio na categoria adulta está num momento muito difícil, num momento crítico. E essa iniciativa nossa visa também a resgatar e prestigiar essa categoria, que é importante. Nós conseguimos um micro-patrocinador, pequeno, que na verdade podemos considerar mais um parceiro do que um patrocinador, e objetivamos um projeto de fazer uma equipe barata e jovem, um projeto integrado ao sub-20, de forma a não ter muitos gastos e visando a surpreender a equipe que é considerada a favorita, que a única equipe profissional adulta do Rio de Janeiro, a ADDP. O nosso objetivo é fazer uma equipe que possa treinar diariamente, possa priorizar o futsal. Hoje a gente sabe que há muitos atletas de adulto que estão jogando fut 7, e estamos priorizando os jogadores que queiram jogar futsal, que queiram treinar diariamente em São Januário com o Marcelo Akra, com o Danilo Mattos (prepador físico), com a competente comissão técnica que nós temos, para que através desse trabalho possamos conseguir um bom resultado no final.

Qual será o destino dos recursos oriundos desse "micro-patrocinador"?

- O destino vai ser quase que exclusivamente a equipe adulta, é pouca coisa, não é muito. Sem dinheiro, sem investimento, a gente ainda consegue, através de pequenas ações, manter boas equipes nas categorias de base. Contamos com o apelo do futebol de campo, e agora estamos com o fut 7 também. Essas modalidades também atraem o jogador para o Vasco, mas no adulto e no sub-20 isso não é suficiente. Então esse pouco investimento que temos vamos ter que quase que direcionar todo ele para a categoria adulta.

Como explicar o fato de o Vasco manter equipes em todas as categorias e com bons resultados mesmo com todas as sabidas dificuldades?

- Eu costumo dizer que o vice-presidente, Ricardo Leon, que é sobretudo um desportista, um cara que jogou, militou no esporte durante muito tempo; o nosso diretor Marcelo Morais, que dá uma força tremenda; e eu temos duas alternativas, somente duas, diante das inúmeras dificuldades: desistir e não fazer nada ou encarar e fazer o que estamos fazendo. E sempre optamos por essa segunda alternativa, e aí é trabalho, criatividade, amor, dedicação, e sempre encarando os problemas de frente, tentando reinvestir em cima do problema, porque não podemos deixá-lo tomar conta da gente. E isso é apenas um momento inicial, porque o que almejamos mesmo é levar o Vasco de novo aos momentos gloriosos que nós tivemos, não só no futsal, mas no basquete, no voleibol. Ocasiões épicas em que a gente superlotava o Maracanãzinho e dava uma alegria imensa, jogava em todas as partes do Brasil, jogos na televisão, que quer ver bons espetáculos, o tempo todo. O nosso maior objetivo é esse.

Como está sendo concebida essa integração do sub-20 ao adulto, inclusive com a mesma comissão técnica?

- Estamos montando um elenco de adulto enxuto, com poucos jogadores, alguns destes ainda com idade de jogar o juvenil, de forma a eles jogarem e treinarem no adulto, mas quando precisarmos jogarem no juvenil. E no juvenil temos um elenco um pouco maior em quantidade, que vai funcionar, guardadas as devidas proporções, como uma captação de jogadores para o adulto. Então no nosso juvenil temos muitos jogadores que foram do sub-17 no ano passado, sendo vice-campeão Estadual e da Taça Brasil; temos alguns atletas do time campeão Estadual, o Fluminense, que, ao acabar o sub-17, não disputa mais nada, e eles procuram o Vasco, que funciona até como uma "tábua de salvação" para esses jogadores também; e vamos contar com jogadores que já eram do nosso sub-20 no ano passado e alguns que trouxemos de outros clubes.

Além dos Campeonatos da FFSERJ, que outras competições podem ser disputadas pelo Vasco?

- A ideia é disputar o Campeonato Carioca no 1° semestre e o Estadual no segundo, mas nós fomos convidados para o Rio-São Paulo-Minas, que é uma competição que o SporTV vai cobrir e produzir junto com a Federação do Rio e que deve ser em maio. Estamos tentando fechar uma excursão ao sul do país para o final de março, ela quase saiu no final de fevereiro, mas as equipes de Santa Catarina e Parará ainda não estavam preparadas, mas nós temos mantido contato.

O que representa para o Vasco, com tantos títulos no futsal adulto, a montagem dessa equipe?

- Esse é o ano da reconstrução, da volta do futsal adulto do Vasco, o que queremos mesmo é em 2015 voltarmos à liga nacional.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco