Rodrigo Caetano analisa momento do Vasco e pede apoio do torcedor no domingo: 'Juntos faremos a nossa equipe ser mais forte'

Sexta-feira, 14/02/2014 - 11:08
comentário(s)

Responsável pela montagem do time campeão da Copa do Brasil de 2011, Rodrigo Caetano retornou ao Vasco no início da última temporada para liderar um novo processo de reconstrução do clube de São Januário. O diretor-executivo, que também fez parte do staff que conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B de 2009, conversou na última quinta-feira (13/02) com a reportagem do Só dá Vasco.

Ao longo de sua participação no programa, o dirigente analisou o atual momento vivido pelo Gigante da Colina, destacou a contratação do meio-campo Douglas e pediu o apoio do torcedor no clássico do próximo domingo (16) contra o Flamengo.

Confira a transcrição da entrevista:

> Importância do período de treinamentos na cidade de Pinheiral:

"Nosso objetivo de manter o elenco junto em Pinheiral por mais uma semana foi o de encerrar o período de preparação. Tivemos a oportunidade de ter dois jogos seguidos na cidade de Volta Redonda e aproveitamos para finalizar a pré-temporada, que foi reduzida por conta do calendário. O objetivo era justamente esse. Era para dar uma lapidada final naquilo que ainda falta a nível físico, técnico e tático. Isso também ajuda muito na questão psicológica. Os atletas ficaram todos juntos. Espero que essa estada nos faça colher frutos no futuro. Que a gente consiga ir até a final do Estadual".

> Importância da chegada do Douglas e o fortalecimento do nome Vasco da Gama:

"Eu particularmente fiquei muito satisfeito com o desfecho da negociação e com a forma que ela foi conduzida. Quando nós conversamos com o representante do Douglas, eu te confesso que não acreditava que o Corinthians fosse liberar o atleta. Aconteceu tudo de uma maneira muito rápida. Houve o interesse do atleta. O Douglas quis acertar com o Vasco. O que pode ter facilitado é o fato do representante dele ser o mesmo do Élton, que entendeu na época ser o Vasco uma grande oportunidade. O Élton foi um dos atletas que mais fez gols pelo clube nos últimos anos. Hoje ele está jogando fora do país e é muito identificado com o Vasco. O Douglas entendeu que apesar das nossas dificuldades, das nossas limitações financeiras, a gente tem uma contrapartida interessante. O Douglas é um jogador muito vencedor. Ele vem para preencher uma lacuna que temos no meio. Temos bons jogadores nesse setor, mas nenhum com as características do Douglas. Ele é um jogador que organiza a equipe. Temos jogadores como o Bernardo, o Montoya e o próprio Dakson, mas eles possuem características distintas. Os citados são jogadores que podem jogar como segundo ou terceiro atacante. O Douglas é o organizador da equipe. Ele foi campeão por onde passou. Ele chega confiando que o Vasco é uma grande oportunidade para ele. Nesse episódio todos ficam satisfeitos. Foi uma grande oportunidade para o clube e também para o atleta. Espero que o Douglas tenha uma grande performance na nossa equipe".

> Liderança escapou no último minuto da partida contra o Nova Iguaçu:

“É claro que a frustração do torcedor é a mesma nossa. Tivemos a liderança na mão. Ela vai ser buscada nas próximas rodadas, não tenha a menor dúvida disso. Estamos com esse objetivo e mirando isso. O início do trabalho é difícil e tem oscilações. Iniciamos o campeonato sob muita desconfiança e ela é pertinente. O nosso trabalho é de reconstrução e não tem como o torcedor não se sentir desconfiado do futuro. Eu acho que a equipe já deu demonstrações de que está no caminho certo. A comissão técnica está indo muito bem. Gostaria de esclarecer que a decisão de não escalar alguns jogadores não foi por conta de cautela para os jogos seguintes, apesar de se tratar de um clássico. Ninguém foi poupado pensando no jogo seguinte, até porque os pontos do jogo contra o Nova Iguaçu são os mesmos que podem ser conquistados num clássico. Ocorre que os índices de fadiga apresentados pela nossa fisiologia apontavam um risco muito grande de lesões. Hoje o futebol caminha ao lado da ciência e por isso a comissão técnica optou por preservar alguns atletas, evitando assim problemas no decorrer da competição. Hoje são necessárias três para recuperar um jogador lesionado. Oito jogos são realizados nesse período, ou seja, o jogador ficaria fora da Taça Guanabara. É com dados assim que se trabalha. Após essa frustração, o foco é o clássico contra o Flamengo. A expectativa é que o torcedor vascaíno compareça e dê apoio a esse time. Todos nós sabemos que quando o torcedor do Vasco vai ao estádio e apoia, até mesmo o potencial dos atletas se eleva. A atuação dos jogadores se eleva. Esperamos que os torcedores compareçam apoiando. A nossa equipe está em formação e carece ainda mais de apoio do torcedor. Juntos faremos a nossa equipe ser mais forte".

> Rendimento da equipe até o presente momento:

"Realizamos jogos que superaram as expectativas. Qualquer equipe precisa de tempo, trabalho, entrosamento e preparação física. Para isso ser alcançado é necessário tempo. A nossa equipe ainda vai oscilar e o torcedor tem que entender muito. Dos atletas que mais atuam hoje apenas o Luan, o Guiñazu, o Pedro Ken, o Edmílson e o próprio Thalles estavam no grupo no ano passado. São muitas as mudanças. Chegaram muitos jogadores e esses conquistaram espaço dentro do time, dentro do elenco. Requer um tempo para que o time conquiste um entrosamento. Os jovens sempre terão espaço dentro do nosso elenco. Essa soma de características pode gerar um Vasco vencedor".

Fonte: Facebook Só Dá Vasco