Há 10 anos, Vasco e Friburguense faziam semifinal da Taça Rio

Sábado, 25/01/2014 - 16:22
comentário(s)

O confronto de domingo contra o Vasco é um convite para o Friburguense voltar a um dos momentos mais gloriosos de sua história. Há dez anos, o time chegava a uma inédita semifinal de turno do Carioca após fazer uma campanha surpreendente na fase de grupos. O adversário era justamente o Vasco, no dia 28 de março de 2004, no Maracanã. Dos onze titulares que jogaram aquela partida, cinco continuam no clube (Cadão, Sergio Gomes, Bidu, Abedi e Ziquinha).

Valdir Bigode, Róbson Luiz, Coutinho, Rodrigo Souto e Donizete eram alguns dos destaques daquele Vasco, que seria, posteriormente, vice-campeão Carioca. Favorito contra o razoável Friburguense, o Cruzmaltino foi surpreendido. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Sergio Gomes tabelou com Abedi na entrada da área e acertou um belo chute, no ângulo de Fábio, e colocou o Frizão na frente. Estes dois jogadores, inclusive, estarão em campo neste domingo.

No entanto, no segundo tempo, aos 12 minutos, Robson Luiz empatou o jogo para o Vasco. Fim de jogo, 1 a 1, era o primeiro empate da história do confronto, que, consequentemente, levava a decisão para os pênaltis. Em seguida, o time de Nova Friburgo saiu derrotado por 5 x 4. Um dos remanescentes e ídolo do clube, Ziquinha, apesar da derrota, lembra com carinho da partida. O atacante ainda revela uma brincadeira de bastidor entre Abedi e Sérgio Gomes.

- Me recordo bem desse jogo. Era aniversário do Sergio Gomes. Ele fez o gol e perdeu o pênalti. Até o Abedi, quando chegou aqui recentemente, lembrou daquela partida e brincou: 'No dia do seu aniversário, você faz um golaço e depois perde um pênalti?' (risos). Mas aquela partida foi memorável, uma das melhores campanhas do Friburguense na história. Ter jogado aquele jogo é uma emoção muito grande. Ninguém vai poder tirar isso de mim. O tempo passa, passa tudo, mas isso não vai embora. Depois, quando minha filha crescer e ouvir falar daquele jogo, ela vai saber que o pai dela esteve em campo - contou.

Abedi retornou em 2014. Naquele ano, foi peça fundamental na campanha. O jogador acumula passagens por Vasco, Botafogo, Bahia e pelo futebol da Suiça e de Israel. Hoje, aos 34 anos, ele se mostra mais maduro e se compara ao atleta de dez anos atrás.

- Hoje estou mais experiente, com certeza. Mas a tranquilidade é a mesma, o trabalho é igual, é sério. Vamos trabalhar para repetir aquela campanha. Fiquei feliz em voltar neste ano, que é muito especial - disse Abedi.

Dez anos depois, Friburguense e Vasco voltam a se enfrentar neste domingo, às 19h30m, em São Januário, pela terceira rodada do Campeonato Carioca. O GloboEsporte.com acompanha a partida em tempo real, e o Premiere FC transmite ao vivo o jogo.

Fonte: GloboEsporte.com