Thalles e Evander ficam entre os primeiros no prêmio Prata da Casa 2013

Quarta-feira, 01/01/2014 - 21:59
comentário(s)

Prêmio Prata da Casa 2013: confira os melhores jovens do futebol brasileiro no ano

Dória (94), Otavinho (95), Nathan (96), Gerson (97) e Matheus Pereira (98). De acordo com a votação de 15 participantes, inclusive o autor deste blog, esses são os melhores jovens do futebol brasileiro na temporada que se encerrou.

Zagueiro destaque do Botafogo, meia-atacante que brilhou no Inter, camisa 10 do Atlético-PR e da Seleção Sub-17, armador do Fluminense e meia do Corinthians e da Seleção Sub-15, eles superaram jogadores talentosos e de suas categorias para vencer a primeira edição do Prêmio Prata da Casa. Otavinho e Dória, com as melhores pontuações, têm destaque extra.

Com base apenas no desempenho, e não em projeção ou histórico, os melhores foram escolhidos a partir de uma pré-lista com os cinco melhores de cada idade elaborada em parceria com o também jornalista Pedro Venancio, especialista no assunto. Dentro dessa relação, foram 15 votantes para definir os jogadores jovens da temporada no Brasil. Ao todo, oito representantes de clubes, seis jornalistas e um funcionário da base da CBF.

Sem mais delongas, vamos aos 25 vencedores, afinal a lista foi refinada para encontrar aqueles que jogaram em alto nível e tiveram conquistas importantes no ano. Desde já, o Prata da Casa deseja um feliz 2014 para os leitores e para o futebol brasileiro. Os comentários estão abertos para discussão.

MELHORES DO ANO – NASCIDOS EM 1994

1º) Dória (Botafogo) – 71 pontos

Zagueiro revelação de 2012, Dória mudou de patamar neste ano. Na companhia do experiente Bolívar, evoluiu tecnicamente e ganhou regularidade a ponto de chamar a atenção de Luiz Felipe Scolari para a Seleção Brasileira. Mesmo após um Sul-Americano Sub-20 ruim, se recuperou com a camisa do Brasil com um ótimo Torneio de Toulon e o título na França, além de ser campeão carioca no Botafogo.

2º) Talisca (Bahia) – 49 pontos

Perdeu o Sul-Americano Sub-20, mas se destacou a partir de maio. Volante, armador ou até ponta, foi muito usado por Cristóvão Borges e vital ao Bahia, além de campeão em Toulon.

3º) Biro Biro (Fluminense) – 42 pontos

Após pênaltis importantes perdidos na Copa São Paulo, encontrou seu melhor jogo graças à aposta de Vanderlei Luxemburgo. Anotou quatro gols e mostrou personalidade na Série A.

4º) Samir (Flamengo) – 40 pontos

Mais um zagueiro talentoso nascido em 1994, Samir chegou a jogar como lateral esquerdo e se firmou no miolo com Jayme de Almeida. Na final da Copa do Brasil, foi intransponível.

5º) Lucas Otávio (Santos) – 23 pontos

Coadjuvante de ouro santista, Lucas Otávio foi o único de 1994 a participar ativamente dos títulos da Copa São Paulo e da Copa do Brasil Sub-20, coroada por um golaço dele.

MELHORES DO ANO – NASCIDOS EM 1995

1º) Otavinho (Internacional) – 71 pontos

Autor de sete gols a partir de junho, se notabilizou de maneira quase indiscutível como o melhor nascido em 1995 e possível condutor da próxima equipe Sub-20 do Brasil. Mesmo com um Internacional bastante irregular, mostrou poder de decisão, técnica e colocou Forlán no banco. Chamou até a atenção de equipes top da Europa, como o Borussia Dortmund.

2º) Lucas Evangelista (São Paulo) – 52 pontos

Ainda atrás de sua posição ideal em campo, teve bons momentos nos profissionais – como um golaço na Portuguesa – após ótima Copinha. Nos meses finais, ganhou a confiança de Muricy.

3º) Thalles (Vasco) – 41 pontos

Um dos grandes nomes do Vasco que levou a Taça BH, Thalles subiu por aposta de Dorival Júnior e marcou dois belos gols no Goiás pela Copa do Brasil. Afirmado no Brasileiro, jogará na Série B.

4º) Bruno Lopes (Criciúma) – 32 pontos

Fazedor de gols nato, Bruno Lopes levou o Criciúma até a decisão e os vices da Copa Santiago e da Copa do Brasil Sub-20. Além de marcar inclusive no campeão Cruzeiro pela Série A.

5º) Alef (Ponte Preta) – 29 pontos

Volante de ótima marcação e boa saída, é o melhor nome de uma grande geração que a Ponte Preta – 1995 e 96 – deve mostrar em breve. Promovido por Jorginho, ele acabou 2013 em alta.

MELHORES DO ANO – NASCIDOS EM 1996

1º) Nathan (Atlético-PR) – 58 pontos

Destaque em competições com o Atlético-PR neste ano, especialmente a Copa São Paulo, Nathan vence a mais apertada das categorias da eleição em virtude de seu desempenho na Seleção Sub-17. Não chamado para o Sul-Americano, ele virou o camisa 10 no Mundial da categoria e teve exibições de gala na Seleção. Jogará pelos profissionais em 2014.

2º) Boschilia (São Paulo) – 56 pontos

Coadjuvante nas conquistas do São Paulo na Future Cup e Copa do Brasil Sub-17, teve um Mundial expressivo e mudou de patamar graças aos gols e a chance de ser usado por Muricy.

3º) Abner (Coritiba) – 40 pontos

Prejudicado por uma lesão durante o Mundial Sub-17, Abner teve meses expressivos até a competição, principalmente no Sul-Americano, como protagonista. Quase saiu para a Itália.

4º) Kenedy (Fluminense) – 39 pontos

Mais decisivo no Sul-Americano Sub-17, Kenedy já havia começado o ano com brilho na Al Kass Cup, torneio duro, e ainda faturou o Carioca Sub-20. Acabou prejudicado por lesão no púbis.

5º) Gabriel (Santos) – 31 pontos

É o único nascido em 1996 com gol no profissional, o que confere a Gabriel destaque no ano que se passou. Reserva no Mundial Sub-17, ele perdeu pênalti decisivo, mas teve um 2013 positivo.

MELHORES DO ANO – NASCIDOS EM 1997

1º) Gerson (Fluminense) – 70 pontos

Além de grande participação na Copa do Brasil Sub-17, Gérson se notabilizou como referência entre os nascidos em 1997 já em seu primeiro ano como juvenil. Armador habilidoso, ele assinou o contrato profissional e chegou à Seleção Brasileira, mas acabou de fora do Mundial. O ano de 2013 terminou a Gerson com o título do Carioca Sub-17 e a ascensão já aos juniores.

2º) Nicolas Careca (Grêmio) – 54 pontos

Depois de um primeiro ano muito bom na chegada ao Grêmio, Careca manteve a ascensão com muitos gols nas competições gaúchas e se destacou até nos juniores, algo raro a um /97.

3º) Maycon (Corinthians) – 44 pontos

Meio-campista habilidoso e de bom trato na bola, foi um dos destaques do Corinthians que levou o Paulista Sub-17, junto de Malcom (97), e foi à Seleção Brasileira da categoria.

4º) Gustavo Mosquito (Coritiba) – 30 pontos

Atacante rápido e oportunista, Gustavo foi assediado pelo São Paulo, mas assinou com o Coritiba. Foi destaque na Copa do Brasil Sub-17, levou torneio na Itália e o Paranaense Sub-17.

5º) Lucas Perri (Ponte Preta/São Paulo) – 28 pontos

Pivô de polêmica por seus direitos, o goleiro Lucas Perri, também conhecido como Lucão, foi destaque nos juvenis da Ponte Preta e chegou à Seleção. Jogará pelo São Paulo em 2014.

MELHORES DO ANO – NASCIDOS EM 1998

1º) Matheus Pereira (Corinthians) – 63 pontos

Destaque da geração desde o título de campeão paulista Sub-13 pelo Corinthians, Matheus teve mais um ano importante. Além de levar o Sub-15 com a camisa corintiana, foi um dos raros destaques do Brasil no Sul-Americano da categoria, até mesmo em função menos ofensiva que a de meia. Há de se observar sua ascensão aos juvenis na temporada 2014.

2º) Evander (Vasco) – 52 pontos

Autor de um hat-trick no Sul-Americano Sub-15 ruim da Seleção, o atacante Evander ganhou sua taça mais importante com o Carioca da categoria pelo Vasco com Matheus Pet e Andrey.

3º) Juninho (Figueirense) – 47 pontos

Tido como um dos mais talentosos da geração, o meia Juninho conviveu com muitas lesões e não atingiu seu melhor nível regularmente. Quando em campo, foi mesmo um dos melhores do País.

4º) Lincoln (Grêmio) – 36 pontos

Depois de bom desempenho em algumas competições e um desentendimento com Alexandre Gallo, Lincoln chegou à Seleção, mas não acabou o ano bem depois de passagem pelos juvenis.

5º) Gustavo (Fluminense) – 27 pontos

Zagueiro mais badalado da categoria, Gustavo foi capitão da Seleção Sub-15 e teve atuações seguras a serviço do Flu. Só ficou pendente de uma conquista importante e de regularidade para marcar o ano.

Participaram da votação: Marco Biasotto (coordenador da base do Flamengo), Cassius Hartmann (coordenador da base do Goiás), João Paulo Sampaio (coordenador da base do Vitória), Júnior Chávare (coordenador da base do Grêmio), Bernardo Arantes (gerente da base do Botafogo), Fernando Veiga (diretor de futebol da base do Fluminense), Deive Bandeira (auxiliar técnico do Internacional Sub-23), Erasmo Damiani (coordenador da base do Palmeiras), Bruno Costa (observador técnico da CBF), Dassler Marques (jornalista/Terra), Pedro Venancio (jornalista/fundador do Olheiros.net), Gustavo Vargas (jornalista/fundador do Olheiros.net), Caio Alves (jornalista/Gazeta), Gabriel Führmann (jornalista/Jovem Pan) e Jonatan Androwiki (jornalista).

Fonte: Blog Prata da Casa - Terra