Pais do presidente do Flu e do prefeito do Rio são membros da Corte Arbitral do Esporte

Sábado, 28/12/2013 - 08:39
comentário(s)

Peter Dirk Siemsen e Valmar Paes.

Os dois levam no sobrenome (e o primeiro até no nome) uma coincidência: são pais de poderosos homens no Rio de Janeiro, o presidente do Fluminense e o prefeito da Cidade Maravilhosa, Eduardo Paes.

Além disso, ambos são advogados e fazem parte como auditores da Corte Arbitral do Esporte (CAS), órgão máximo de apelações no âmbito desportivo mundial ao qual Flamengo, Portuguesa e Vasco estudam entrar com ações depois da derrota sofrida no STJD, na última sexta-feira.

O clube cruzmaltino tentou impugnar o duelo com o Atlético-PR - marcado pela briga selvagem nas arquibancadas da Arena Joinvile -, mas não conseguiu. O time rubro-negro perdeu quatro pontos por ter escalado de forma irregular André Santos, mas não caiu para a segunda divisão nacional, pois a equipe paulista também utilizou um atleta ilegamente, Héverton, teve debitada a mesma pontuação, foi rebaixada e acabou salvando o Flu.

Peter Dirk Siemsen e Valmar Paes estão ao lado de outros cinco brasileiros como árbitros da CAS, que possui um quadro com mais de 300 membros desse tipo. Eles são escolhidos para julgar as apelações ou os processos ordinários do tribunal - em cada caso, podem ser nomeados de um a três.

Os outros cinco representantes do país são: Carlos Arthur Nuzman (presidente do COB e do Rio 2016); Affimar Cabo Verde Filho (membro do STJD do atletismo, do judô e da federação amazonense de futebol); Simone Lahorgue Nunes (ex-diretora jurídica da TV Globo); Sergio Mazzillo (advogado do COB e ex-defensor de Anthony Garotinho); e Francisco Müssnich (tem a CBF como cliente).

Quem também está na Corte Arbitral do Esporte, mas como integrante do Conselho Internacional da entidade, é a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie.

O pai de Peter Eduardo Siemsen atua há quase 60 anos como advogado e é velejador profissional antes mesmo de começar no Direito - inclusive já foi vice-presidente da Federação Mundial de Vela. Peter Dirk é torcedor declarado do Fluminense, de quem o filho herdou o gosto.

Valmar Paes tem experiência no ramo cível no Rio de Janeiro e tem no filho Eduardo um vascaíno convicto. No começo do mês, o advogado foi acusado de irregularidade em duas empresas sediadas no Panamá; as investigações estão em curso.

Fonte: ESPN.com.br