Abuda: 'Temos tudo para montar um time bom e recolocar o Vasco aonde deve'

Quinta-feira, 26/12/2013 - 19:16
comentário(s)

A trajetória do volante Abuda no futebol é marcada por altos e baixos. O jogador de 24 anos deixou a cidade de Monte Dourado-PA ainda adolescente, rodou o país jogando em pequenos clubes até chegar ao Vasco, em junho de 2012, com a missão de substituir Allan, prata da casa negociada com a Udinese (ITA). Até então desconhecido no cenário nacional e inclusive no Pará, onde nasceu, o volante demorou para ganhar chances no Gigante da Colina e espera se firmar no clube em 2014, quando disputará a Série B do Brasileiro.

No Pará, Jucimar Lima Pacheco, ou simplesmente Abuda, começou a dar os primeiros passos nas categorias de base do Paysandu. De lá, assinou seu primeiro contrato com a Tuna Luso, onde teve poucas chances e não chegou a jogar profissionalmente. Mas chegar até o Vasco não foi fácil: antes teve que rodar o futebol paulista, passando por Ferroviária, Francana e Batatais, morar no interior de Pernambuco para jogar no Petrolina, e por fim, ir para o Rio Grande do Sul, bem longe de casa, para se destacar no primeiro turno do Gauchão de 2012 pelo Cruzeiro de Porto Alegre.

– Fiz a minha base toda no Paysandu e depois eu fiz um contrato profissional com a Tuna Luso, o meu primeiro contrato. Depois acabei indo para São Paulo em 2007, que foi onde eu fui rodando. Hoje estou no Vasco, clube grande do Brasil, no qual eu me destaquei esse ano. Mas eu sou da cidade de Monte Dourado, e fico feliz de representar região por onde vou – conta.

– No começo foi muito difícil. Você vem de um time pequeno, a torcida desconfia, mas sempre entreguei na mão de Deus. Fiquei seis meses, quando cheguei no Vasco, treinando atrás do gol, mas sempre acreditei em mim, e sempre o Carlos Germano e o Éder Luís falavam ‘trabalha que sempre tem alguém olhando’. Eu dizia: ‘Só de eu estar aqui com vocês é um sonho realizado, porque eu vim do interior mesmo’. Eu fico feliz de poder estar jogando, vestindo a camisa do Vasco. Esse é um sonho de qualquer jogador, ainda mais aqui da região. A gente vai para fora (do Estado) e é muito discriminado, falam que a gente é índio, mas a gente tem que ter paciência e acreditar, perseverar que tudo vai dar certo – revelou.

O contrato de Abuda com o Vasco vai até o final de 2014, ano que o atleta espera se firmar, garantir o acesso e possivelmente prolongar o vínculo com o clube carioca.

– Eu tenho contrato com o Vasco até o final de 2014. Temos tudo para montar um time bom e recolocar o Vasco aonde deve. A torcida não merece passar por isso. Acontece, caímos, e agora é formar uma boa equipe para tirar o Vasco da Série B – finalizou Abuda.

Fonte: GloboEsporte.com