Comissão que analisa adesões em massa vai convocar sócios para regularizar cadastro

Segunda-feira, 23/12/2013 - 11:07
comentário(s)

Em meio às chances de mudança no calendário eleitoral para 2014 e na reação de grupos de oposição sobre a possibilidade, o Vasco ainda remói uma das maiores polêmicas do processo de sucessão do presidente Roberto Dinamite. A comissão formada por conselheiros vascaínos para investigar a entrada em massa de mais de três mil sócios de janeiro a abril de 2013 - 3.198 ao todo, sendo mais de três mil no último mês e 1.730 no último dia do período - vai convocar cerca de duas mil pessoas a irem a São Januário. O convite tem um motivo: regularizar dados cadastrais das fichas de adesão do plano de sócios do Vasco. Dinamite assinou na última semana a carta que será enviada aos novos associados. Esses novos associados podem até ter as fichas rejeitadas se não regularizarem seus cadastros. Muitos ainda não receberam suas carteirinhas, um dos problemas antigos do programa de sócios e que voltou a acontecer nas adesões recentes

Segundo informações de membros da comissão, com averiguação de 80% de todas as fichas que entraram no clube de janeiro a abril até a semana passada, faltavam informações básicas nas propostas de novos associados.

- Faltam dados pessoais, comerciais, fotografias, assinatura de proposto, de proponente. Muitas falhas, acredito eu, são da própria secretaria do Vasco, na hora do preenchimento, de permitir a adesão ao clube - explica Jayme Lisboa Alves, conselheiro da situação do clube, candidato no último pleito e que pode ser nomeado vice-presidente de Finanças se o presidente aceitar a série de sugestões e exigências do grupo de conselheiros com quem se reuniu ao longo da última semana.

A entrada em massa de novos associados foi denunciada pelo grande benemérito Otávio Gomes, em reportagem do GloboEsporte.com de 14 de outubro. A prática consiste em pagamento realizado por terceiros interessados na adesão de novos associados visando, evidentemente, à sucessão presidencial de 2014.

A adesão em massa apontou na direção das campanhas de dois candidatos de oposição, o ex-presidente do clube Eurico Miranda e o ex-vereador e ex-líder de torcida Roberto Monteiro, atuais presidente do Conselho de Beneméritos e vice-presidente do Conselho Deliberativo. A reportagem encontrou diversos casos de sócios que têm suas mensalidades pagas por outras pessoas, sendo que alguns deles foram reativados no quadro social mesmo depois de terem pedido o cancelamento. Há, inclusive, um torcedor do Flamengo que desconhecia o fato de ser sócio do Vasco.

O vice-presidente cruz-maltino, Antônio Peralta, chegou a dizer que Eurico paga mensalidades na secretaria do clube. O ex-presidente negou que pagasse com dinheiro próprio a adesão de novos associados. Roberto Monteiro também disse que não paga a mensalidade de ninguém, apesar de dois sócios, que pediram anonimato, garantirem que seus boletos são pagos por ele.

Os novos associados terão um prazo curto para comparecer à secretaria do Vasco. No clube, há corrente a favor e contra a medida. Muitos acham que convocar associados é inviável na prática e que também expõe negativamente à instituição e o próprio programa de sócios. Caso o associado não compareça à sede vascaína, a comissão acredita que haverá desligamentos do quadro social. Ficará ainda a critério do sócio que for até o clube e não conseguir regularizar sua situação recolher o dinheiro gasto na proposta de adesão ao programa de filiação ao Vasco.

O presidente Roberto Dinamite, consultado sobre o assunto, respondeu, via assessoria de imprensa, que o trabalho está sendo realizado internamente. A autorização do presidente estava sendo solicitada pelo grupo da comissão há um mês, mas na reta final do Brasileiro Dinamite só conseguiu assinar o documento nos últimos dias.

Fonte: GloboEsporte.com