Vasco marcou 17 e sofreu 27 gols de jogadas aéreas no Campeonato Brasileiro 2013

Sábado, 21/12/2013 - 16:33
comentário(s)

Dos seis times que chegaram à última rodada do Brasileirão ainda pensando na Libertadores do ano que vem, quatro são os de melhor ataque da competição. E cinco deles são os que mais fizeram gols em jogadas aéreas.

O Cruzeiro foi o time que mais fez gols com a bola sendo levantada em direção à área adversária (34), o Atlético-PR, o segundo (31) e o Botafogo, o sexto (23). Além deles, Vitória e Goiás, que lutaram até a última rodada pelo privilégio de disputar a competição continental, também estão nesse grupo: o Vitória ficou empatado como segundo time que mais fez gols pelo alto (31), e o Goiás, o quinto (26). O Esmeraldino ficou apenas na 11ª colocação no ranking de melhores ataques (48 gols).

A força do Grêmio, por outro lado, foi saber se defender. Teve o 14º ataque do Brasileirão (42 gols), mas a segunda defesa menos vazada (35 gols). E foi a terceira equipe que menos levou gols de jogadas aéreas (15). Cruzeiro e Botafogo ficaram empatados na quinta colocação entre os que menos tomaram gols aéreos (17).

Não se trata de uma fórmula mágica que sozinha determina o campeão, mas dominar o espaço aéreo é importantíssimo. Que o digam os atacantes Éderson, artilheiro do Brasileirão com 21 gols e que fez nove em jogadas aéreas, e Hernane, artilheiro do ano, que no Brasileirão fez oito gols de seus 16 completando lances em que a bola foi erguida em direção à área adversária.

Ainda assim, nenhum deles foi melhor do que William, da Ponte Preta, que também marcou nove gols depois de a bola viajar pelo alto e leva vantagem por ter acertado o gol em 17 das 33 tentativas realizadas, um eficiência de 51,5% nessas conclusões.



Fonte: GloboEsporte.com