Base vascaína encerra temporada 2013 com títulos e convocações para Seleções Brasileiras

Sábado, 21/12/2013 - 09:43
comentário(s)

Um ano vitorioso para a base. 11 jogadores prestaram serviço ao elenco profissional, 11 atletas convocados para as seleções e sete títulos conquistados, marca que foi superada pela última vez em 2001, quando o departamento de futebol amador do Vasco faturou oito campeonatos.

Sete conquistas

O primeiro campeonato conquistado pela base no ano foi em Domingos Martins, no Espírito Santo, terra do ídolo Carlos Germano. No dia 2 de junho, a garotada do sub-13 levantou a taça do Torneio ESCUP, após bater a equipe do Ubaense de Minas Gerais por 1 a 0. Os campeões receberam as medalhas e o troféu das mãos de Pedro Schawambach, pai de Carlos Germano.

No dia 27 do mês seguinte, os vascaínos do sub-15 conquistaram a Taça Guanabara, primeiro dos quatro títulos da categoria no ano. A comemoração pela vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo foi em grande estilo, dentro da casa do adversário.

Já o mês de agosto foi de quebra de jejum. Os juniores ganharam a Taça BH com a vitória por 1 a 0 sobre o Vitória, em Sete Lagoas, Minas Gerais. O meia Jhon Cley foi o autor do gol que pôs fim ao jejum de 22 anos sem uma conquista nacional desse campeonato.

Dando sequência no ano vitorioso da base em 2013, mais alegria em setembro, novamente com os meninos do infantil (sub-15). Eles conquistaram o bicampeonato Brasil Japão ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1, no campo do CFZ, em Vargem Pequena.

Para encerrar o ano com chave de ouro, a base do Club de Regatas Vasco da Gama venceu três campeonatos em novembro. O primeiro deles foi o Torneio Guilherme Embry sub-15 no dia 5. Os meninos da Colina empataram com o Fluminense em 1 a 1 dentro de Xerém e ficaram com o título já que haviam derrotado o tricolor por 2 a 0 no jogo anterior, disputado em Itaguaí.

No dia 23 de novembro, com direito a um lindo gol de bicicleta de João Victor Vicente, os cruz-maltinos do sub-11 ergueram o troféu de campeão da Copa Light. O Vasco venceu o Trops FC por 3 a 0 no duelo disputado em Itaguaí.

A última coração da base em 2013 veio no dia 30 de novembro. Mais uma vez com os meninos do sub-15 e pela segunda vez dentro da Gávea, o clube conquistou o Campeonato Carioca. O jogo terminou empatado em 0 a 0. A vantagem ficou com os visitantes que haviam batido o rubro-negro por 1 a 0 no confronto de ida. Esse foi o quarto título do infantil e o sétimo da base no ano.

Convocações dos meninos da Colina

Pelo bom trabalho que vinha sendo desenvolvido em todas as categorias, o galardão não se resumiu apenas em títulos. Foram 11 atletas convocados ao longo do ano para as seleções sub-15, sub-17 e sub-20.

O Vasco foi representado na sub-15 por Matheus “Pet”, Andrey (meias) e Evander (atacante). Os três participaram do período de preparação da Seleção para o Torneio Nike Friendlies. Na competição que foi disputada nos Estados Unidos e vencida pelos anfitriões, somente Matheus “Pet” e Evander foram convocados.

Com os vascaínos em campo durante todo o campeonato, Evander como titular e Matheus entrando sempre no decorrer das partidas, o Brasil perdeu na decisão por 4 a 1, no dia 13 deste mês de dezembro.

Na seleção sub-17 foram quatro convocados. O atacante Caio Monteiro e o meia Danilo foram convocados para o Torneio Internacional de Verão, em Miami, nos Estados Unidos, no entanto, a competição foi cancelada posteriormente. Em preparação para o Mundial sub-17, o lateral-esquerdo Lorran e o meia Matheus “Índio” participaram da Copa 2 de Julho, vencida pelo Brasil por 2 a 1 sobre o Bahia, na Bahia. Já no Mundial, nos Emirados Árabes, Danilo e Matheus Índio representaram o cruz-maltino. A Seleção foi eliminada nos pênaltis para o México na semifinal. A partida terminou empatada em 1 a 1 e nas penalidades, os mexicanos fizeram 11 a 10. Danilo e Matheus jogaram todo o campeonato como titulares.

Pela sub-20, o goleiro Jordi e o zagueiro Luan disputaram o Sul-Americano em janeiro, na Argentina. Na última partida dos brasileiros no campeonato, os peruanos venceram por 2 a 0, resultado que impediu o Brasil de avançar para o hexagonal final. Ainda nessa categoria, sendo que para um amistoso contra a Seleção de Santa Catarina, foram convocados os atletas do Vasco: Henrique (lateral-esquerdo) Jhon Cley e Danilo (meias). Os catarinenses perderam por 2 a 1, no dia 14 de setembro, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, Santa Catarina. Vale ressaltar que Danilo já havia sido convocado no ano pela seleção sub-17.

Servindo o profissional

Mais importante que títulos na base e convocações para as seleções é colocar atletas no elenco profissional do clube. O Vasco também conseguiu fazer isso e fez muito bem. Foram 11 jogadores que subiram ao elenco principal do clube.

Entre os que jogaram estão: Dieyson, John Clay, Jomar, Henrique, Luan, Thalles e Marlone. Esses três últimos foram titulares nos últimos jogos do ano. O goleiro Jordi, o lateral-esquerdo Lorran e os atacantes Yago e Marquinhos também estão na lista dos jogadores que passaram a integrar o profissional em 2013, entretanto, não chegaram a jogar.

Confira o número de conquistas da base cruz-maltina de 1990 a 2013:

2013: Sete títulos
2012: Sete
2011: Três
2010: Seis
2009: Cinco
2008: Seis
2007: Seis
2006: Cinco
2005: Três
2004: Quatro
2003: Quatro
2002: Três
2001: Oito
2000: Dois
1999: Sete
1998: Nove
1997: Sete
1996: Cinco
1995: Seis
1994: Seis
1993: Cinco
1992: Oito
1991: Cinco
1990: Quatro



Fonte: Site oficial do Vasco