Elenco do Vasco sofrerá reformulação; goleiro, laterais, zagueiro, meia e atacante serão contratados

Sábado, 14/12/2013 - 15:24
comentário(s)

A perda de oito mandos de campo, quatro deles com portões fechados, e a multa de R$ 80 mil, impostas pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD, não são os únicos obstáculos que o Vasco terá de enfrentar em 2014. Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, com eleições para presidente marcadas para a metade do ano, um orçamento apertado, devido aos acordos feitos para o pagamento de velhas dívidas, e passando por uma reformulação no futebol, o desafio para que o novo ano não termine como o que passou e tenha um final feliz é enorme em São Januário.

A história do Vasco é marcada por grandes conquistas e momentos de superação. E os desafios de 2014 devem entrar no rol daqueles com grau de dificuldade do tamanho do próprio clube. A começar pelo desgaste do atual presidente, Roberto Dinamite. Em sua gestão, o clube passou por dois rebaixamentos, incluído o de agora. Com pouco apoio interno, o dirigente vê a oposição crescer, e aumentar o clamor por seu impeachment ou, pelo menos, pela antecipação da data da eleição. Alguns opositores trabalham para serem candidatos. Um deles, o ex-presidente Eurico Miranda. Mas nenhum oficializou ainda candidatura.

Papel do torcedor

Com as punições do STJD e o rebaixamento, ninguém sabe qual será a reação do torcedor. No rebaixamento de 2008, o clube teve apoio dobrado na campanha de 2009. O plano de apoio do sócio-torcedor explodiu em vendas, possibilitando boas arrecadações. O clima está longe de ser o mesmo agora.

Ao mesmo tempo, os dirigentes não escondem que não haverá folga no orçamento. A diretoria está pagando dívidas, e o planejamento para 2014 requer sacrifícios. Os atuais patrocinadores estão garantidos por mais um ano, assim como a cota de direitos de TV. O clube receberá o mesmo valor a que teria direito na Série A. O valor só será reduzido se não retornar à primeira divisão.

No futebol, Ricardo Gomes continua como diretor-executivo e negocia para ter Rodrigo Caetano na gerência e manter Adílson Batista como técnico. O elenco será reformulado. Virão um goleiro, um lateral-direito, um zagueiro, um lateral-esquerdo, um meia, um atacante, e serão mantidas as revelações da base. Com tantos problemas, o Vasco precisará aprumar a nau para chegar a um porto seguro em 2014.

Fonte: Globo Online