Se não acertar com Rodrigo Caetano, Vasco pode tentar Anderson Barros ou Newton Drummond

Quinta-feira, 12/12/2013 - 11:52
comentário(s)

No balanço da temporada, a direção do Vasco avaliou como um erro os poderes exclusivos do treinador na hora de dispensar e contratar atletas. Por indicação de Paulo Autuori, o zagueiro Rafael Vaz veio com status de titular e virou dispensável com Dorival Júnior. O treinador, dispensado sete rodadas antes do rebaixamento e que caiu depois com o Fluminense, trouxe o desconhecido meia Francismar, que pouco acrescentou ao elenco vascaíno. Para 2014, ainda sem saber qual divisão vai disputar do Campeonato Brasileiro, a rearrumação do futebol vascaíno passa pela contratação de um executivo de futebol experiente.

O nome preferido, até pela ligação com o Vasco e entrosamento com Ricardo Gomes, é o de Rodrigo Caetano, como revelou o vice-presidente de futebol Ercolino de Luca. No entanto, outro profissional muito bem avaliado em São Januário é Anderson Barros. O diretor de futebol deixou o Bahia na última semana e faz parte dos planos da direção. Newton Drummond, do Internacional, também está na pauta. Curiosamente, em 2012, Chumbinho, como é conhecido o profissional colorado, chegou a vir para o Rio de Janeiro e seria apresentado pelo então vice de futebol José Hamilton Mandarino, mas de última hora foi vetado pelo presidente Roberto Dinamite - que acabou promovendo Daniel Freitas de supervisor a diretor do futebol.

Embora a estrutura do futebol - e do clube, de modo geral - ainda esteja indefinida, Ricardo Gomes vai ocupar novamente o posto de diretor técnico. Em 2012, com Gaúcho de treinador, ele também fez esse papel. Agora, a intenção é de uma influência e poder de decisão maior do diretor de futebol, tanto no plano tático e técnico, como na avaliação de contratações, indicação de jogadores e dispensas. A execução das tratativas do mercado do futebol vai ficar com o profissional contratado. O Vasco espera finalmente pôr em prática a filosofia de comitê de discussão do futebol, que chegou a ser ensaiada no ano passado com René Simões, então diretor de futebol, Ricardo Gomes e Paulo Autuori. Mas o trio não mostrou harmonia.

Nesta quinta e sexta-feira, o clube promove novas reuniões para avaliação de elenco, análise de lista de jogadores oferecidos e espera já avançar nas primeiras contratações. Existe a certeza em São Januário de que, apesar da crise financeira, o Vasco não soube aproveitar as oportunidades de negócio que o mercado disponibilizou e os treinadores recusaram. Marcelo Grohe, goleiro do Grêmio, Fernandinho, atacante do Atlético-MG, são uns dos nomes que foram oferecidos e não foram contratados porque Dorival Júnior considerou dispensáveis.

Fonte: GloboEsporte.com